+55 11 2598-6805

Ekahau AI Pro cria projetos wi-fi em frequência de 6 GHz

6ghz-L3 Software

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a entrada da frequência de rede 6 GHz no Brasil. Este, no entanto, poderá ser usado exclusivamente para o Wi-Fi 6E, popularmente conhecido como “super-wifi”. 

Na prática, a nova frequência permite aos roteadores e outros dispositivos wi-Fi maior estabilidade na conexão, além de um melhor desempenho. Além disso, a faixa deve permitir ao roteador a troca de informações, aproveitando todo o canal disponível.

Assim, embora esse novo padrão ainda não seja uma realidade no país, ele promete revolucionar o mercado. Por isso, é essencial estar preparado para receber a tecnologia.

 

Vantagens de contar com o projetos wi-fi em frequência de 6 GHz

Muito se engana quem imagina que a frequência 6 GHz traz apenas vantagens relacionadas à velocidade de internet. Em um país grande como o Brasil, este canal também deve impactar na latência da rede, que deve ser menor, trazendo benefícios em outras frentes: realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada, por exemplo.

Por outro lado, os transmissores de sinal Wi-fi devem ter uma capacidade ainda maior e passarão a trabalhar com 3 bandas (2,4 Ghz, 5 Ghz e 6 Ghz), refletindo na qualidade da comunicação – e, indiretamente, trazendo uma maior vantagem competitiva.

 

Como se preparar para o 6 GHz

Atualmente, as redes wi-fi podem acessar faixas de 2,4 e 5 GHz para estabelecerem conexões eficientes. Mas não são apenas os equipamentos wireless que utilizam essas frequências: bluetooth, dispositivos sem fio em geral e até micro-ondas, em alguns casos, operam por meio desses canais.

Com a homologação do 6 GHz, a tendência é que cada vez mais equipamentos usufruam da tecnologia, levando o acesso à informação e aos dados a um número ainda maior de pessoas. 

Para isso, é preciso se planejar, uma vez que somente poderão aproveitar essas vantagens aqueles com dispositivos compatíveis: tanto o roteador quanto notebooks, celulares, tablets, entre outros.

Como a frequência 6 GHz exige o uso de aparelhos e sistemas específicos, empresas de tecnologia têm investido em plataformas inteligentes para garantir o melhor aproveitamento da frequência. 

É o caso do Ekahau, referência quando o assunto é planejador de wi-fi para bandas 2.4 e 5 GHz, e que, agora, permite também elaborar projetos para banda de 6 GHz. 

 

Entenda alguns diferenciais do Ehakau AI Pro, agora para projetos em 6 GHz

De olho nas últimas inovações, o Ekahau, desenvolveu o Ekahau AI Pro, dando aos profissionais a possibilidade de projetar redes de 6 GHz de forma ultrarrápida. Essa poderosa ferramenta oferece os recursos necessários para o planejamento de redes sem fio e design de AI com altíssimo desempenho.

Por meio da ferramenta os profissionais de TI poderão:

  • Criar designs de rede wi-fi preditivos assistidos por AI;
  • Obter visão localizada e detalhada do desempenho do wi-fi, clicando em qualquer ponto da planta baixa;
  • Inspecionar qualidade de cobertura, relação sinal-ruído, interferência de canal ou qualquer outro requisito;
  • Planejar canais com algoritmo de otimização automático que utiliza os padrões de sinal reais dos APs inspecionados para minimizar a interferência de canal em todas as três bandas (2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz);
  • Simular o desempenho da rede e executar cenários de extração e substituição para entender o desempenho da rede wi-fi com diferentes modelos de ponto de acesso;
  • Realizar a calibração automática da parede, melhorando a precisão do projeto e eliminando possíveis anomalias;
  • Gerar relatórios personalizados.

Para saber detalhes sobre Ekahau AI Pro, agora para frequência em 6 GHz, e conhecer outros produtos da linha, entre em contato com os consultores da L3 Software.

 

Conheça a L3 Software

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br. 

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais