+55 11 2598-6805

Ferramenta da Rocscience ajuda na gestão de registro de poço

poco-descrição-litológica

O registro de poço é uma tarefa complexa que demanda bastante atenção. Hoje a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõem de diferentes pareceres a respeito do tema.

Em todas as diferentes etapas, o processo deve identificar o poço, assim como as respectivas características, apresentar os perfis geológico e geoelétrico, reunir a descrição litológica, entre outras etapas igualmente cruciais.

Felizmente, a tecnologia se destaca por ser uma nova aliada dos geotécnicos responsáveis pela perfuração e gestão de poços. Agora, diferentes indicadores podem ser facilmente consultados e os seus registros acontecem com ainda mais precisão.

Isso é possível graças à empresa Rocscience, que traz uma ferramenta que ajuda na gestão de registro de poço e conta com recursos indispensáveis. Chama-se RSLog.

LEIA MAIS: Software geotécnico ajuda engenheiros a fazerem estudo do solo

 

Quais são os tipos de registros de poços existentes?

A ABAS considera duas categorias de registro de poço: o poço tubular profundo e o poço raso, cisterna, cacimba ou amazonas. Ambos se diferenciam por conta da sua profundidade e diâmetro, além do tipo de escavação e uso de perfuratriz.

O poço tubular profundo considera o acesso à água por meio de uma sonda perfuratriz com aplicação vertical, tendo diâmetro de 4 a 36 polegadas e profundidade limite de 2.000 metros.

Por outro lado, os poços rasos, cisterna, cacimba ou amazonas são mais simples. Nesta categoria, os poços têm diâmetros de 1 metro ou pouco mais, escavações acontecem manualmente e os revestimentos são a partir de tijolos ou anéis de concreto. Ainda neste caso, a perfuração chega a 20 metros.

Abaixo você confere todos os tipos de poços de acordo com a ABAS:

  • Poço Sedimentar: perfurado em rochas frequentemente inconsolidados e ocasionalmente chamado de semiartesiano;
  • Poço no Aquífero Guarani: perfurado em rochas consolidadas e inconsolidadas com diâmetros de até 36 polegadas e profundidades limitadas a 1.500 metros;
  • Poço perfurado em rochas inconsolidadas e consolidadas;
  • Poço perfurado em rochas consolidadas ou cristalizadas;
  • Cacimba, poço raso, cisterna ou poço amazonas (não requer laudo técnico).

 

Registro de poço comercial e para casas

O registro de poço para fins residenciais, como cacimba, poço raso, cisterna e poço amazonas, não requer nenhum processo de gestão mais apurado. Por outro lado, todos os outros tipos de poços requerem uma extensa lista de cumprimentos por parte do geotécnico.

Portanto, o responsável deve seguir todas as diretrizes e boas práticas mencionadas pela ABAS e ABNT, mais precisamente nas normas NBR 12.212, NBR 12.244, NBR 13.604 a 13.608, NBR 15.495-1/07 e NBR 15.495-2/08.

LEIA TAMBÉM: Como utilizar a tecnologia para analisar estabilidade de encostas

 

Como fazer a gestão de registro de poço?

É possível fazer a gestão de registro de poço facilmente graças ao RSLog, ferramenta da Rocscience desenvolvida para geotécnicos à frente do processo de extrações de água.

Com ele, você agrega diferentes recursos. Entre os principais estão:

  • Gerenciamento de Registro de Poço: este recurso centraliza todas as informações sobre o processo de perfuração e simplifica dados já coletados, assim como facilita a revisão e emissão de informações;
  • Modelos de Registro Personalizáveis: é possível ter modelos de registro pré-elaborados, nos quais o profissional deve apenas inserir seu logo e os dados da obra;
  • Estratigrafia: visualize a estratigrafia do projeto sem a necessidade do CAD ou desenhos.

O RSLog, da Rocscience está integrado com o Sistema de Informações Geográficas (GIS), permitindo o acesso a projetos anteriores para consulta e impressão. Outro recurso interessante é a integração com o Settle3 para importação de testes de campo e definição de camadas de solo e de propriedades do material.

O programa também possui aplicativo para uso off-line e permissão para importação de dados do gINT. Há ainda a possibilidade de usar planilhas do Excel formatadas com RSLog quando não houver conexão com internet. Quando o profissional estiver online novamente, basta importar os dados com um clique.

 

Onde encontrar RSLog?

Você encontra o RSLog, da Rocscience, e todas as suas soluções para na L3 Software, representante oficial da empresa no Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais