+55 11 2598-6805

Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

modelos-3d-Rocscience

Ter modelos 3D no setor de geotecnia é uma forma de antecipar problemas, dimensionar projetos com mais exatidão e, acima de tudo, avaliar terrenos, solos e encostas.

Para os engenheiros geotécnicos, a avaliação de encostas está entre as tarefas mais difíceis de serem feitas. Muitas vezes há a necessidade de ir ao local e, somente então, iniciar os processos para calcular riscos e consequências da exploração.

Felizmente, o avanço digital, especialmente de softwares aplicados à gestão geotécnica, permite gerar cálculos de distribuição, de inclinação e de quedas de rochas com mais rapidez e precisão.

A Rocscience, empresa referência no desenvolvimento de ferramentas digitais para a área de geotecnia, conta agora com um novo software, o RocFall3, que permite análises estatísticas 3D de encostas com risco de queda de rochas.

 

Como os modelos 3D facilitam a mineração e engenharia civil?

Os modelos 3D são indispensáveis para muitas indústrias e na área das demandas geotécnicas não é diferente. Afinal, uma percepção mais completa pode ser um aliado de alto nível, permitindo acelerar projetos e garantindo mais segurança aos profissionais.

Hoje, a modelagem de encostas e solos em 3D acontece graças aos novos softwares geotécnicos. O RocFall3, da Rocscience, tem recursos que facilitam a criação nesses moldes, permitindo que o engenheiro calcule e considere resultados mais precisos.

Com o software é possível importar superfícies de solo, seja para modelagem geológica ou planejamento de mineração, a partir de diferentes modelos digitais. São aceitos arquivos nos formatos mais usados por geotécnicos, como obj., dxf., dtm., stl., entre outros.

Vale destacar que a criação de modelos de solo em 3D também pode ser feita através da função “gerador de terreno” da RocFall3. Nele, você importa modelos digitais de elevação com dados de satélite.

Deste modo, o software cruza informações de elevação, solo, pontos de erosão, entre outros dados igualmente importantes na internet. A partir daí, o profissional ainda pode personalizar o projeto de acordo com as especificações necessárias.

LEIA MAIS: Ferramentas da Rocscience dão suporte para escavações subterrâneas

 

Recursos extras do RocFall3 para criação de modelos 3D

O RocFall3, da Rocscience, reúne funcionalidades bem valiosas aos geotécnicos. Entre elas, vale destacar:

  • Métodos de análise: o software dispõe de análises de massa concentrada e de corpo rígido. Na primeira forma, o programa considera a física de impacto e da possibilidade de deslizamento, enquanto a segunda análise considera o impacto.
  • Vale destacar que ambos são personalizáveis, ou seja, você consegue definir o Rn por velocidade e massa;
  • Editor de solo: a função garante ao geotécnico a possibilidade de selecionar regiões de declive e aplicar as propriedades do solo. Ou seja, você seleciona a área com base na elevação, nas regiões poligonais ou em outros lugares de seleção;
  • Barreiras: o RocFall3 inclui números ilimitados de barreiras, capacidade de energia, altura personalizável e todos os demais recursos para projetos que envolvam talude.

 

Onde encontrar o RocFall3 e explorar modelos 3D em projetos de encostas?

Você encontra o RocFall3, da Rocscience, e todas as suas soluções para modelos 3D na L3 Software, representante oficial e exclusivo da empresa no Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email receptivomkt@l3software.com.br.

Crédito da imagem: site oficial da Rocscience

Fale conosco

Mais notícias
Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

A investigação geotécnica é uma etapa obrigatória antes de iniciar uma edificação. A medida tem como propósito garantir que todas futuras intervenções no solo não trarão riscos ao terreno, à construção e nem às pessoas envolvidas. Esta etapa sempre se mostrou muito...

ler mais
Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

O diagnóstico de rede está ainda mais fácil com a recente atualização do Sidekick, produto criado e oferecido pela Ekahau, referência mundial em gestão e manutenção de redes wi-fi. A versão atualizada do famoso dispositivo acompanha as novas tendências do mercado,...

ler mais
Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde as soluções físicas devem ser tão ágeis quanto a eficiência dos serviços digitais, os processos logísticos têm procurado se reinventar e acompanhar a nova necessidade do mercado. Com isso, os smart glasses surgiram e...

ler mais
Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão. Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e...

ler mais