+55 11 2598-6805

Nuvem privada: quais os benefícios desta estratégia para as empresas?

Private cloud thin line icon, locked cloud. Modern vector illustration of data security.

Empresas de diferentes segmentos têm apostado na nuvem privada como forma de melhorar a produtividade e reduzir custos.

Diferente das versões pública e híbrida, onde pessoas físicas e jurídicas compartilham da mesma nuvem, cada um com seu espaço específico, a nuvem privada é disponibilizada apenas para o uso exclusivo de uma empresa.

Customizada, a nuvem privada traz mais segurança para as empresas que preferem ou precisam de exclusividade. Também permite que apenas pessoas autorizadas acessem o espaço para buscar ou incluir informações.

LEIA MAIS: O que uma consultoria em telecom pode fazer pela sua empresa?

 

Quais as vantagens da nuvem privada?

O sistema cloud computing virou rotina no dia a dia de muitas equipes, desde as que desenvolvem projetos com grande número de profissionais até as que produzem um grande volume de informações constantemente.

E a nuvem privada chegou neste contexto para permitir que as empresas tenham um espaço só delas para trabalhar e armazenar arquivos e outros documentos.

Conheça algumas vantagens da nuvem privada:

Menor risco de instabilidade

Com a nuvem privada, a empresa consegue ter um controle maior do número de pessoas que acessam o espaço. Essa percepção evita as instabilidades decorrentes do excesso de usuários, como podem ocorrer nas nuvens públicas.

Suporte exclusivo

As empresas que disponibilizam serviços de nuvem privada não precisam disputar a atenção da equipe de suporte. Por terem um espaço exclusivo, terão fácil acesso a um ou mais profissionais para resolver rapidamente um problema, sem que estes imprevistos comprometam a produtividade ou a entrega de projetos.

Mais segurança nas operações

Nuvens públicas com grande número de clientes precisam estruturar algumas rotinas, como atualizações, varreduras e backups. No caso da nuvem privada, estas atividades são realizadas de maneira menos quadrada, assegurando que qualquer problema será detectado e resolvido com rapidez pela equipe de suporte.

Melhor negociação de preços

Certos serviços encontrados no mercado possuem preços e funcionalidades pré-definidas, dificultando o interesse das empresas que precisam modular certas funcionalidades para que a ferramenta se encaixe perfeitamente no seu negócio. Já a nuvem privada, por ser personalizada, permite uma negociação de preços mais flexível, com serviços que realmente atendam às necessidades das empresas.

 

Como contratar um serviço de nuvem privada?

Migrar para a nuvem é um processo feito com cuidado e paciência. É preciso preparar a equipe para a usabilidade da nova plataforma e organizar a transferência dos arquivos, de forma que haja facilidade na hora de incluir e localizar arquivos importantes.

A nuvem privada permite a combinação de uma série de funcionalidades. No caso de organizações compostas por desenvolvedores e equipes de TI, por exemplo, é importante encontrar uma plataforma que ofereça uma infraestrutura moderna, que permita alto nível de gerenciamento, automatização de posicionamento da carga de trabalho e otimização de recursos com base em templates personalizáveis predefinidos.

LEIA MAIS: JetBrains: como o software melhora a rotina dos desenvolvedores

Uma opção para atender aos anseios deste perfil profissional é o VMware vCloud Suite. Este sistema reúne um espaço de gerenciamento (automação, operações e negócios) e oferece uma nuvem privada baseada no vSphere, considerada a principal plataforma de virtualização e gestão de servidor para data centers virtuais.

O VMware vCloud Suite oferece bons recursos para a criação de aplicativos, envolvendo desenvolvimento, teste, QA e produção. Do provisionamento inicial até a aposentadoria, a plataforma permite analisar o capital investido, as despesas operacionais, o custo da infraestrutura e do consumo de recursos por usuários finais.

Em caso de desastres, o VMware vCloud Suite protege os aplicativos, orquestrando automaticamente a recuperação e realizando testes de recuperação.

As funcionalidades do software VMware vCloud Suite são bem variadas. Para conhecer todas elas, entre em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais