+55 11 2598-6805

Engenharia de minas: qual a melhor ferramenta especializada?

engenharia-de-minas-Rocscience

A engenharia de minas está entre as beneficiárias da transformação digital e, ao contrário de décadas atrás, é possível simplificar as tantas etapas de um projeto com poucos cliques.

Por exemplo, os tantos cálculos para encontrar a forma mais adequada de extração de minérios pode ser facilmente simplificada com softwares especializados em geologia e mineração.

Felizmente, muitos projetos nascem justamente com o propósito de facilitar o dia a dia de geotécnicos e, acima de tudo, garantir mais agilidade entre as tantas tarefas diárias, como pesquisas geológicas, estudos topográficos, levantamento de materiais disponíveis etc.

No artigo de hoje, a L3 Software mostra como os profissionais de engenharia de minas podem aproveitar os recursos do Rocscience, software número um para geotécnicos e especialistas em engenharia civil e mineração.

 

Como um software ajuda profissionais de engenharia de minas?

O principal propósito da tecnologia é facilitar tarefas. No caso das tantas tarefas dos geotécnicos, os softwares especializados em mineração focam em simplificar cálculos e aumentar a precisão de resultados.

Para entender melhor, veja algumas das possibilidades que um software como o Rocscience proporciona aos engenheiros de minas!

 

1. Otimiza análises geotécnicas

As ferramentas geotécnicas são os principais aliados da engenharia de minas e com o Rocscience é possível tornar as análises mais precisas, ágeis e fáceis.

Com o uso adequado, um engenheiro consegue realizar pesquisas, levantamentos e avaliações do solo a partir de projeções em 3D das estruturas. Tudo isso a partir da tela do computador e sem necessariamente estar próximo à área estudada.

Isso torna as suas possibilidades de uso bem variadas, podendo ser aplicadas em escavação de superfície, projetos subterrâneos e, claro, estudos de rocha e solo.

 

2. Aumenta a precisão de projetos

Usar o Rocscience também se torna útil aos engenheiros de minas por aumentar a eficiência e precisão em projetos geotécnicos. Na prática, os muitos recursos disponíveis focam em estudos de rochas e solos em 2D e 3D.

Com isso, você pode chegar aos resultados mais necessários para o seu projeto, como a estabilidade das rochas e as matérias-primas disponíveis em uma determinada região.

Vale destacar que tudo é bastante personalizado. Portanto, você trabalha conforme acredita ser mais útil, seja a partir de estudos em 2D ou 3D e até mesmo a combinação dos tantos recursos disponíveis no software.

 

3. Encontra a estabilidade de rochas e encostas

O risco de trabalhar com engenharia de minas envolve a estabilidade de rochas e encostas. Muitas vezes, cabe ao geotécnico garantir a viabilidade de aprofundar extrações e validar caminhos entre os responsáveis pela extração.

Ou seja, os tantos cálculos para encontrar a estabilidade e segurança de rochas e encostas depende do geotécnico responsável pela expedição. Felizmente, o Rocscience traz uma extensa lista de recursos aos profissionais.

Seja para rochas ou solos, o software traz sete recursos diferentes para garantir a segurança, definir a estabilidade de rochas e encostas e encontrar o limite de equilíbrio ideal em determinadas áreas.

LEIA MAIS: Rocscience: como este software favorece o trabalho dos engenheiros civis?

 

Onde encontrar o software da Rocscience?

Você encontra o Rocscience e todas as suas soluções para engenharia de minas na L3 Software, representante oficial e exclusivo da empresa no Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email receptivomkt@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais