+55 11 2598-6805

Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

wi-fi-6-L3-Software

O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão.

Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e empresas, o wi-fi segue se atualizando conforme o tempo avança e deve trazer melhorias consideráveis nos próximos meses.

Em um futuro próximo, a nova versão do wi-fi trará ainda mais velocidade na transferência de dados e contará com melhorias exclusivas para a tecnologia, aumentando o raio de conexão sem ter que abrir mão da velocidade, caso que acontece na conexão 5Ghz.

 

O que é o Wi-Fi 6?

O wi-fi 6 utiliza o protocolo de conexão 802.11ax e promete velocidades mais ágeis, alcançando transferências de gigas por segundos facilmente.

O seu lançamento aconteceu em 2019, quando o network global de certificação Wi-Fi divulgou o certificado inédito para o Wi-Fi do tipo 6. Desde então, grandes empresas têm se atualizado e explorado todo o potencial desta nova tecnologia.

Em termos de comparação, o wi-fi 6 realiza downloads até 40% mais eficientes em comparação com a versão wi-fi 5, que hoje está presente em milhares de empresas.

A diferença se mostra um grande passo, tendo em mente o ganho de produtividade. Com conexões mais ágeis, o tempo de upload cai e, com isso, a empresa ganha segundos a mais de agilidade.

Na prática, esses segundos a mais permitem aplicações ainda mais rápidas, gerando resultados mais positivos sem necessariamente ter que aumentar o custo do processo em questão.

 

Diferenciais do Wi-Fi 6

O wi-fi 6 possuirá recursos que trarão novas mudanças nos processos das empresas. A nova conexão proporcionará a conectividade de diferentes dispositivos em um único modem.

Isso tudo será possível por conta dos aprimoramentos implementados na nova tecnologia. Entre os principais diferenciais estão:

  • Orthogonal Frequency Division Multiple Access (Ofdma): o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal ou Ofdma, na sigla em inglês, aumenta a capacidade geral da rede wi-fi e reduz tanto atrasos quanto a contenção das redes.

Esse diferencial otimiza processos mais sensíveis de automação e gera processos mais eficientes ao trabalhar como VoIP;

  • Multiple-User, Multiple-In, Multiple-Out (MU-MIMO): o MU-MIMO é uma novidade que trabalha com sinais emitidos através de múltiplas antenas e possui sinais de rádio em “feixes”.

Essa nova função está presente em modems menos modernos, mas agora se destaca por suportar feixes simultâneos em um único ponto de acesso;

  • 1024-QAM: este novo formato de modulação aumenta as transferências do wi-fi 6 em até 25%;
  • BSS: a técnica permite a conexão de diferentes dispositivos em uma única rede wi-fi, mas com mais capacidade e menos interferência;
  • Target Wait Time: o TWT é um mecanismo de agendamento de tempo para futuras conexões, permitindo a desconexão em dispositivos IoT que fiquem ociosos.

 

Quais influências o wi-fi 6 trará ao mundo empresarial?

O wi-fi 6 mudará a relação de muitos processos por conta dos seus novos benefícios. Portanto, a sua importância para os próximos anos se dará pelas vantagens proporcionadas.

A taxa de transferência, por exemplo, será 40% mais rápida em comparação com o Wi-Fi 5. Essa novidade trará ainda mais agilidade para processos que dependam de conexões rápidas.

Outro ponto positivo que ressalta a sua importância é o recurso TWT. Como explicado acima, ele servirá para desabilitar conexões ociosas. Na prática, essa função reduzirá gastos energéticos de modo considerável.

Por fim, vale destacar o ganho de capacidade. Isto é, em redes corporativas, praças públicas e redes mais densas, o wi-fi 6 terá um desempenho acima da média mesmo com muitos dispositivos conectados, graças às novas técnicas implementadas.

 

Software para gestão do wi-fi 6?

Embora seja uma tecnologia nova, o wi-fi 6 já conta com softwares para maximizar a sua eficiência. Este é o caso do iBwave, que centraliza as informações mais indispensáveis para fazer a gestão do sinal e de novos recursos.

Ao utilizá-lo para desenhar/delinear projetos de rede baseados na nova versão do wi-fi, a empresa garante muitas vantagens. Entre as principais, vale destacar:

  • Acelera a produtividade: com o programa, evita-se o uso de testes manuais de capacidade e, deste modo, a empresa ganha em produtividade;
  • Facilita a integração via nuvem: é possível colaborar com a gestão da rede facilmente através do recurso de cloud;
  • Cria ambientes 3D detalhados: o iBwave acompanha as novas adições do wi-fi 6 e permite a criação de ambientes detalhados a partir da qualidade do sinal e raio de alcance;
  • Gera relatórios em poucos cliques: ao realizar a gestão da rede, o software cria e emite relatórios personalizados em poucos cliques.

Como mencionado acima, todos os recursos do software estão disponíveis em modems com a certificação wi-fi 6.

LEIA MAIS: Como resolver problemas de rede de forma simples e rápida

 

Como trabalhar com o wi-fi 6 de modo eficiente?

É possível utilizar todos os recursos do wi-fi 6 com eficiência ao ter o iBwave, software especializado em conectividade e gestão de conexão Wi-Fi, como aliado.

Felizmente, você encontra o iBwave e todos os seus recursos na L3 Software, empresa homologada pelo Banco do Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email receptivomkt@l3software.com.br. 

Fale conosco

Mais notícias
Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

A investigação geotécnica é uma etapa obrigatória antes de iniciar uma edificação. A medida tem como propósito garantir que todas futuras intervenções no solo não trarão riscos ao terreno, à construção e nem às pessoas envolvidas. Esta etapa sempre se mostrou muito...

ler mais
Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

O diagnóstico de rede está ainda mais fácil com a recente atualização do Sidekick, produto criado e oferecido pela Ekahau, referência mundial em gestão e manutenção de redes wi-fi. A versão atualizada do famoso dispositivo acompanha as novas tendências do mercado,...

ler mais
Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde as soluções físicas devem ser tão ágeis quanto a eficiência dos serviços digitais, os processos logísticos têm procurado se reinventar e acompanhar a nova necessidade do mercado. Com isso, os smart glasses surgiram e...

ler mais