+55 11 2598-6805

Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

wi-fi-6-L3-Software

O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão.

Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e empresas, o wi-fi segue se atualizando conforme o tempo avança e deve trazer melhorias consideráveis nos próximos meses.

Em um futuro próximo, a nova versão do wi-fi trará ainda mais velocidade na transferência de dados e contará com melhorias exclusivas para a tecnologia, aumentando o raio de conexão sem ter que abrir mão da velocidade, caso que acontece na conexão 5Ghz.

 

O que é o Wi-Fi 6?

O wi-fi 6 utiliza o protocolo de conexão 802.11ax e promete velocidades mais ágeis, alcançando transferências de gigas por segundos facilmente.

O seu lançamento aconteceu em 2019, quando o network global de certificação Wi-Fi divulgou o certificado inédito para o Wi-Fi do tipo 6. Desde então, grandes empresas têm se atualizado e explorado todo o potencial desta nova tecnologia.

Em termos de comparação, o wi-fi 6 realiza downloads até 40% mais eficientes em comparação com a versão wi-fi 5, que hoje está presente em milhares de empresas.

A diferença se mostra um grande passo, tendo em mente o ganho de produtividade. Com conexões mais ágeis, o tempo de upload cai e, com isso, a empresa ganha segundos a mais de agilidade.

Na prática, esses segundos a mais permitem aplicações ainda mais rápidas, gerando resultados mais positivos sem necessariamente ter que aumentar o custo do processo em questão.

 

Diferenciais do Wi-Fi 6

O wi-fi 6 possuirá recursos que trarão novas mudanças nos processos das empresas. A nova conexão proporcionará a conectividade de diferentes dispositivos em um único modem.

Isso tudo será possível por conta dos aprimoramentos implementados na nova tecnologia. Entre os principais diferenciais estão:

  • Orthogonal Frequency Division Multiple Access (Ofdma): o Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal ou Ofdma, na sigla em inglês, aumenta a capacidade geral da rede wi-fi e reduz tanto atrasos quanto a contenção das redes.

Esse diferencial otimiza processos mais sensíveis de automação e gera processos mais eficientes ao trabalhar como VoIP;

  • Multiple-User, Multiple-In, Multiple-Out (MU-MIMO): o MU-MIMO é uma novidade que trabalha com sinais emitidos através de múltiplas antenas e possui sinais de rádio em “feixes”.

Essa nova função está presente em modems menos modernos, mas agora se destaca por suportar feixes simultâneos em um único ponto de acesso;

  • 1024-QAM: este novo formato de modulação aumenta as transferências do wi-fi 6 em até 25%;
  • BSS: a técnica permite a conexão de diferentes dispositivos em uma única rede wi-fi, mas com mais capacidade e menos interferência;
  • Target Wait Time: o TWT é um mecanismo de agendamento de tempo para futuras conexões, permitindo a desconexão em dispositivos IoT que fiquem ociosos.

 

Quais influências o wi-fi 6 trará ao mundo empresarial?

O wi-fi 6 mudará a relação de muitos processos por conta dos seus novos benefícios. Portanto, a sua importância para os próximos anos se dará pelas vantagens proporcionadas.

A taxa de transferência, por exemplo, será 40% mais rápida em comparação com o Wi-Fi 5. Essa novidade trará ainda mais agilidade para processos que dependam de conexões rápidas.

Outro ponto positivo que ressalta a sua importância é o recurso TWT. Como explicado acima, ele servirá para desabilitar conexões ociosas. Na prática, essa função reduzirá gastos energéticos de modo considerável.

Por fim, vale destacar o ganho de capacidade. Isto é, em redes corporativas, praças públicas e redes mais densas, o wi-fi 6 terá um desempenho acima da média mesmo com muitos dispositivos conectados, graças às novas técnicas implementadas.

 

Software para gestão do wi-fi 6?

Embora seja uma tecnologia nova, o wi-fi 6 já conta com softwares para maximizar a sua eficiência. Este é o caso do iBwave, que centraliza as informações mais indispensáveis para fazer a gestão do sinal e de novos recursos.

Ao utilizá-lo para desenhar/delinear projetos de rede baseados na nova versão do wi-fi, a empresa garante muitas vantagens. Entre as principais, vale destacar:

  • Acelera a produtividade: com o programa, evita-se o uso de testes manuais de capacidade e, deste modo, a empresa ganha em produtividade;
  • Facilita a integração via nuvem: é possível colaborar com a gestão da rede facilmente através do recurso de cloud;
  • Cria ambientes 3D detalhados: o iBwave acompanha as novas adições do wi-fi 6 e permite a criação de ambientes detalhados a partir da qualidade do sinal e raio de alcance;
  • Gera relatórios em poucos cliques: ao realizar a gestão da rede, o software cria e emite relatórios personalizados em poucos cliques.

Como mencionado acima, todos os recursos do software estão disponíveis em modems com a certificação wi-fi 6.

LEIA MAIS: Como resolver problemas de rede de forma simples e rápida

 

Como trabalhar com o wi-fi 6 de modo eficiente?

É possível utilizar todos os recursos do wi-fi 6 com eficiência ao ter o iBwave, software especializado em conectividade e gestão de conexão Wi-Fi, como aliado.

Felizmente, você encontra o iBwave e todos os seus recursos na L3 Software, empresa homologada pelo Banco do Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email receptivomkt@l3software.com.br. 

Fale conosco

Mais notícias
XAF: conheça este framework para aplicativos.NET

XAF: conheça este framework para aplicativos.NET

Um dos frameworks que vem ganhando destaque no mundo da programação é o XAF, da DevExpress. Esta é uma solução poderosa para a criação de aplicativos.NET de forma rápida e eficiente. Se você é um desenvolvedor em busca de uma maneira inovadora de criar aplicativos ou...

ler mais
FileFlex: gestão de dados com segurança Zero Trust

FileFlex: gestão de dados com segurança Zero Trust

Em um mundo cada vez mais conectado e com ameaças cibernéticas em constante evolução, a segurança Zero Trust tornou-se um diferencial para as empresas que buscam soluções inovadoras. Com o surgimento de cada vez mais desafios diários, as equipes de Tecnologia da...

ler mais
Sketch: recursos integrados para desenvolvedor UI

Sketch: recursos integrados para desenvolvedor UI

A escolha da ferramenta certa pelo desenvolvedor UI faz toda a diferença na realização do trabalho diário. Afinal, na hora de criar designs de alta qualidade, é necessário contar com um software que se destaque. Ao longo das próximas linhas, vamos conhecer os recursos...

ler mais
iSpring Page: crie cursos online com recursos de IA

iSpring Page: crie cursos online com recursos de IA

A demanda por cursos online cresce a cada dia, levando ao uso de recorrente de ferramentas como o iSpring Page. Afinal, para garantir o sucesso dos cursos e-learning, é fundamental contar com soluções de qualidade que possibilitem a criação de conteúdos de forma...

ler mais