+55 11 2598-6805

Aumente a colaboração entre equipes nos projetos de UI

ui User Interface

Nos últimos anos, houve um verdadeiro boom na busca por profissionais de UI, sigla para “User Interface” ou Interface do Usuário. Na prática, o termo corresponde à área responsável por criar elementos gráficos e layouts mais fáceis e amigáveis em aplicativos, sites ou softwares.

Isso significa que estes profissionais atuam lado a lado com especialistas de TI. E embora a relação entre designers e desenvolvedores ainda enfrente alguns tabus, a colaboração tem que fazer parte do processo e é crucial para o sucesso de um produto. 

Nesse sentido, trabalhar dentro de uma cultura de integração e promover o engajamento e colaboração constante entre os envolvidos nos projetos é primordial. Dessa forma, além de estarem alinhados às metas e entregas, os profissionais conseguirão desenvolver projetos com mais agilidade, clareza e eficiência.

 

Importância do UI em projetos de TI

Soluções amigáveis, acessíveis e intuitivas são fundamentais para atrair e reter o usuário final. Seja na tela de computadores ou celulares, é preciso ir além da programação e focar, também, no design do produto.

Isso significa entender o problema do usuário e suas necessidades, aplicando conhecimento técnico e estético para a construção de ferramentas funcionais, com foco na usabilidade, arquitetura da informação, navegação e transição de telas. 

Em outras palavras, uma interface bem projetada é responsável pela retenção e fidelização do usuário.

 

Processo colaborativo entre desenvolvedores e UI

O design de interface visa auxiliar na criação de aplicações atraentes e úteis. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é essencial que as equipes de desenvolvedores e design UI estejam integradas. 

Para auxiliar nesse processo, existem boas ferramentas de gestão de projetos disponíveis no mercado. Elas permitem que os membros da equipe se comuniquem de uma forma simples e eficiente, colaborando também para o monitoramento do progresso e das metas do projeto. Umas delas é a Figma. Esta plataforma leva para dentro do computador todas as etapas de criação, inclusive o brainstorm com colaboradores presentes em diferentes locais.

Figma é uma espécie de editor online colaborativo. Nele a equipe de criação pode projetar, prototipar, compartilhar e receber feedbacks para afinar a qualidade dos projetos.

Entre os recursos mais interessantes estão a caneta para criação de desenhos. Unindo suas ideias criativas com os gifs e ícones presentes na biblioteca da plataforma, os colaboradores podem sobrepor camadas de conteúdos, mostrando com riquezas de detalhes as ideias de UI e UX para o projeto.

Podem ser desenvolvidos projetos com qualquer nível de complexidade e o resultado é facilmente compartilhado em forma de link e receber comentários que são incorporados ao documento. Outro ponto importante é que o Figma espelha no celular todo o processo que está sendo realizado no desktop ou notebook, agilizando as análises e testes de usabilidade.

LEIA MAIS: Software otimiza a gestão de TI e aumenta a performance das equipes

 

Aprimore seus projetos de UI de maneira simples!

Para conhecer todas as funcionalidades do Figma e tornar o dia a dia de desenvolvedores e designers mais colaborativo, entre em contato com os consultores da L3 Software.

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br. 

Crédito da imagem: Aitable (Site oficial)

Fale conosco

Mais notícias
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais