+55 11 2598-6805

Aumente a colaboração entre equipes nos projetos de UI

ui User Interface

Nos últimos anos, houve um verdadeiro boom na busca por profissionais de UI, sigla para “User Interface” ou Interface do Usuário. Na prática, o termo corresponde à área responsável por criar elementos gráficos e layouts mais fáceis e amigáveis em aplicativos, sites ou softwares.

Isso significa que estes profissionais atuam lado a lado com especialistas de TI. E embora a relação entre designers e desenvolvedores ainda enfrente alguns tabus, a colaboração tem que fazer parte do processo e é crucial para o sucesso de um produto. 

Nesse sentido, trabalhar dentro de uma cultura de integração e promover o engajamento e colaboração constante entre os envolvidos nos projetos é primordial. Dessa forma, além de estarem alinhados às metas e entregas, os profissionais conseguirão desenvolver projetos com mais agilidade, clareza e eficiência.

 

Importância do UI em projetos de TI

Soluções amigáveis, acessíveis e intuitivas são fundamentais para atrair e reter o usuário final. Seja na tela de computadores ou celulares, é preciso ir além da programação e focar, também, no design do produto.

Isso significa entender o problema do usuário e suas necessidades, aplicando conhecimento técnico e estético para a construção de ferramentas funcionais, com foco na usabilidade, arquitetura da informação, navegação e transição de telas. 

Em outras palavras, uma interface bem projetada é responsável pela retenção e fidelização do usuário.

 

Processo colaborativo entre desenvolvedores e UI

O design de interface visa auxiliar na criação de aplicações atraentes e úteis. Mas, para que o resultado seja satisfatório, é essencial que as equipes de desenvolvedores e design UI estejam integradas. 

Para auxiliar nesse processo, existem boas ferramentas de gestão de projetos disponíveis no mercado. Elas permitem que os membros da equipe se comuniquem de uma forma simples e eficiente, colaborando também para o monitoramento do progresso e das metas do projeto. Umas delas é a Figma. Esta plataforma leva para dentro do computador todas as etapas de criação, inclusive o brainstorm com colaboradores presentes em diferentes locais.

Figma é uma espécie de editor online colaborativo. Nele a equipe de criação pode projetar, prototipar, compartilhar e receber feedbacks para afinar a qualidade dos projetos.

Entre os recursos mais interessantes estão a caneta para criação de desenhos. Unindo suas ideias criativas com os gifs e ícones presentes na biblioteca da plataforma, os colaboradores podem sobrepor camadas de conteúdos, mostrando com riquezas de detalhes as ideias de UI e UX para o projeto.

Podem ser desenvolvidos projetos com qualquer nível de complexidade e o resultado é facilmente compartilhado em forma de link e receber comentários que são incorporados ao documento. Outro ponto importante é que o Figma espelha no celular todo o processo que está sendo realizado no desktop ou notebook, agilizando as análises e testes de usabilidade.

LEIA MAIS: Software otimiza a gestão de TI e aumenta a performance das equipes

 

Aprimore seus projetos de UI de maneira simples!

Para conhecer todas as funcionalidades do Figma e tornar o dia a dia de desenvolvedores e designers mais colaborativo, entre em contato com os consultores da L3 Software.

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br. 

Crédito da imagem: Aitable (Site oficial)

Fale conosco

Mais notícias
Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

A investigação geotécnica é uma etapa obrigatória antes de iniciar uma edificação. A medida tem como propósito garantir que todas futuras intervenções no solo não trarão riscos ao terreno, à construção e nem às pessoas envolvidas. Esta etapa sempre se mostrou muito...

ler mais
Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

O diagnóstico de rede está ainda mais fácil com a recente atualização do Sidekick, produto criado e oferecido pela Ekahau, referência mundial em gestão e manutenção de redes wi-fi. A versão atualizada do famoso dispositivo acompanha as novas tendências do mercado,...

ler mais
Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde as soluções físicas devem ser tão ágeis quanto a eficiência dos serviços digitais, os processos logísticos têm procurado se reinventar e acompanhar a nova necessidade do mercado. Com isso, os smart glasses surgiram e...

ler mais
Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão. Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e...

ler mais