+55 11 2598-6805

Existe software especializado para o setor de mineração?

mineracao

Quem é da área de mineração sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia sem ferramentas e softwares específicos para auxiliar nas análises geotécnicas. Hoje, existem soluções de ponta, desenvolvidas por quem realmente entende do assunto, que facilitam o trabalho de quem atua com atividades como estabilidade de rochas, escavações de túneis, avaliação de rochas, entre muitas outras tarefas.

Antes de saber mais sobre essa solução, vamos dar um panorama da importância do setor de mineração, uma das atividades mais promissoras do Brasil.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o setor foi responsável por 21,3% das exportações brasileiras em 2017, somando US$ 217,7 bilhões.

Esse segmento que promete criar mais de 2 milhões de empregos ao longo deste ano, tem o Brasil como destaque no ranking dos países exportadores. Em nosso país estão presentes mais de 50 tipos de minérios, entre eles ferro, zinco, potássio, ouro e manganês.

Além das máquinas de médio e grande portes, o setor de mineração conta com outros recursos tecnológicos para tornar a exploração ecologicamente correta e as atividades mais estratégicas e efetivas.

Todos os recursos tecnológicos que os profissionais de mineração precisam são fornecidos pela Rocscience, empresa especializada nos segmentos de engenharia civil e mineração, que desde 1996 desenvolve softwares geotécnicos. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a solução.

 

Rocscience: um importante aliado dos geotécnicos

Todo projeto de construção civil precisa de uma avaliação ampla e aprofundada de solos e rochas, de forma que o resultado seja o mais perfeito possível. E para que haja uma análise geotécnica precisa do ambiente a ser explorado, os engenheiros utilizam recursos de softwares especializados, como o RocScience.

O software possui mais de 15 programas para avaliação de rochas e solos, divididos em três categorias:

Projetos de escavações em rochas:

oferece recursos 2D e 3D para solos, estabilidade de rochas, escavações de túneis e sistemas de apoio, análises de encostas, entre outros recursos. Ao todo, são seis diferentes softwares para os mais diferentes objetivos.

Ferramentas geotécnicas:

as análises de escavações de rochas ficam mais completas com a ajuda do RocScience. Com as quatro diferentes ferramentas desse software é possível fazer análise 3D de consolidação e liquidação vertical, gerar diagramas e gráficos de resistência lateral, aprofundar avaliações de dados geológicos e analisar resistência de rochas e solos, com base em dados de força.

Estabilidade de encostas:

os sete softwares disponíveis pela Rocscience permitem que os profissionais façam análise de solos, estabilidades de rochas e encostas e de elementos finitos, além de modelagem 2D e 3D.
A L3 Software é distribuidora exclusiva das soluções RocScience no Brasil.

Para conhecer mais sobre este e outros softwares, entre em contato com a gente pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais