+55 11 2598-6805

Existe software para avaliar a segurança dos muros de contenção?

Um dos serviços geotécnicos facilmente visíveis nas estradas e rodovias são os muros de contenção. Também conhecido como muro de arrimo, estas construções têm o objetivo de evitar que a terra invada as pistas, causando desde interdições até desastres que coloquem em risco a vida de motoristas e passageiros.

Os muros de contenção podem ser construídos com diferentes materiais, como blocos de concreto, pedras, solo-cimento (mistura de cimento e terra), entre outros materiais. A composição da estrutura vai depender das condições que a área e o solo apresentam.

Para que estas construções se tornem seguras e não sofram com a ação das fortes chuvas, os engenheiros precisam fazer análises aprofundadas do solo para que as decisões tomadas tenham alto índice de assertividade.

E, nessa hora, mais do que pranchetas, é importante recorrer à tecnologia e aos softwares desenvolvidos especialmente para os segmentos de engenharia civil e geotecnologia.

 

Quais os softwares indicados para avaliar muros de contenção?

As ferramentas tecnológicas são essenciais para ampliar as análises dos projetos de construção civil e garantir total segurança durante a execução e na sua aplicação. Nesse segmento, uma empresa é referência a Rocscience. Desde 1996, a marca desenvolve softwares para aprimorar o trabalho dos geotécnicos.

Uma vez que a avaliação geotécnica é considerada o pontapé de qualquer tipo de construção civil, é importante que todas as análises apresentem o menor índice de erros possível. E os engenheiros sabem o quanto a tecnologia ajuda neste processo.

Com o software da Rocscience é possível analisar não apenas a viabilidade dos muros de contenção, mas estabilidade de encostas, níveis de infiltração, sensibilidade e análises probabilísticas. As funcionalidades da ferramenta podem usadas em diferentes tipos de solos, aterros, barragens e rochas.

Para tornar as análises de muros de contenção mais personalizadas, a Rocscience permite que os engenheiros atribuam estatísticas para quase todos os parâmetros de entrada, incluindo localização do lençol freático, cargas e propriedades dos materiais. O software também calcula o risco de falha e o associa a um projeto de inclinação.

Onde encontrar o software da Rocscience

Representante exclusiva da Rocscience no Brasil, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal, até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais
XAF: conheça este framework para aplicativos.NET

XAF: conheça este framework para aplicativos.NET

Um dos frameworks que vem ganhando destaque no mundo da programação é o XAF, da DevExpress. Esta é uma solução poderosa para a criação de aplicativos.NET de forma rápida e eficiente. Se você é um desenvolvedor em busca de uma maneira inovadora de criar aplicativos ou...

ler mais