+55 11 2598-6805

Opsgenie: software atua no gerenciamento de alertas e incidentes

A dificuldade em emitir alertas e incidentes para as equipes de TI afeta a produtividade dos funcionários e prejudica de maneira intensa a relação entre as empresas e seus clientes.

Uma pane no funcionamento do sistema compromete não apenas o faturamento da empresa, mas a satisfação do cliente, que se sente lesado por não desfrutar do serviço que necessita.

Ao facilitar a emissão de alertas, os profissionais de TI tomam conhecimento dos incidentes sem demora. Desse modo, rapidamente entram em ação para identificar a causa do problema e encontrar a melhor solução para fazer o serviço voltar a funcionar adequadamente.

Uma forma de melhorar a comunicação de alertas para os profissionais do suporte é por meio de ferramentas especializadas, dotadas de recursos que minimizam os problemas causados pelas instabilidades. Uma dessas soluções tecnológicas é o Opsgenie, da Atlassian.

 

Como o Opsgenie ajuda na emissão de alertas e gestão de incidentes?

A plataforma do Opsgenie é bem intuitiva e permite que clientes e o departamento de suporte tenham uma comunicação com menos ruídos e mais otimizada.

Tudo começa pelas escalas de plantão. A organização criada pela ferramenta permite que a empresa saiba exatamente qual prestador de serviço está responsável por gerenciar incidentes naquele momento. Assim, o alerta é mandado para a pessoa certa, com a garantia de que sua solicitação será realmente visualizada e prontamente atendida.

O sistema é inteligente: se a pessoa de plantão não responder a um alerta de alta prioridade dentro de cinco minutos, por exemplo, o alerta é enviado a outra pessoa ou equipe automaticamente.

Opsgenie oferece um serviço de chat para que solicitante e suporte possam trocar informações sobre os alertas e elucidar o problema mais rápido. Por permitir a integração com outras ferramentas de comunicação, os profissionais de TI podem ser chamados por diferentes canais, como SMS, email, chamada de voz e celular. Sem limites de caracteres, os alertas podem ser acompanhados de gráficos e outros anexos para enriquecer a solicitação.

O status do trabalho da equipe de TI é acompanhado em tempo real por todas as pessoas envolvidas. O rastreamento dos alertas inclui informações sobre quando ele foi criado, que profissional foi notificado, quando visualizou e quais ações foram tomadas.

A própria ferramenta possui um sistema de alertas quando seu funcionamento não está correto. Também é possível avisar as equipes interessadas sobre interrupções programadas.

O sistema também permite a criação de diferentes fluxos de trabalho. É possível, por exemplo, relacionar alertas para equipes específicas e os canais de comunicação mais efetivos para solucionar problemas.

 

Opsgenie emite relatórios para análise de sucesso e pontos de melhoria

Ao final da tarefa, o alerta emite um inventário, que pode ser consultado pelos profissionais, de forma que fiquem por dentro de todas as ocorrências e entendam o que foi realizado para solucioná-las.

Este recurso também ajuda a otimizar as atividades dos profissionais de TI, que saberão que decisão tomar quando outros alertas semelhantes forem emitidos no futuro.

Além de facilitar a comunicação de alertas, cliente e equipe de suporte podem ter acesso a um relatório com todas as informações do período desejado. Essa gama de dados vai a ajudar a equipe a entender o grau de eficiência da plataforma e identificar os problemas que estão comprometendo o bom desempenho do serviço.

Como o Opsgenie pode ser integrado com outras plataformas e ferramentas, o time de suporte consegue trabalhar de forma colaborativa com outras equipes responsáveis pelo projeto, como os desenvolvedores, por exemplo, para que eles possam fazer os ajustes necessários e reduzir o número de novos alertas e incidentes no futuro.

Onde comprar o Opsgenie?

Você encontra o software Opsgenie na L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para adquirir o Opsgenie e conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

Investigação geotécnica ganha produtividade com a tecnologia

A investigação geotécnica é uma etapa obrigatória antes de iniciar uma edificação. A medida tem como propósito garantir que todas futuras intervenções no solo não trarão riscos ao terreno, à construção e nem às pessoas envolvidas. Esta etapa sempre se mostrou muito...

ler mais
Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

Atualização do Sidekick permite diagnóstico de rede 6 GHz

O diagnóstico de rede está ainda mais fácil com a recente atualização do Sidekick, produto criado e oferecido pela Ekahau, referência mundial em gestão e manutenção de redes wi-fi. A versão atualizada do famoso dispositivo acompanha as novas tendências do mercado,...

ler mais
Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Como os smart glasses otimiza processos logísticos?

Em um mundo cada vez mais hiperconectado, onde as soluções físicas devem ser tão ágeis quanto a eficiência dos serviços digitais, os processos logísticos têm procurado se reinventar e acompanhar a nova necessidade do mercado. Com isso, os smart glasses surgiram e...

ler mais
Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

Wi-fi 6: como criar projetos e obter a excelência das redes?

O wi-fi 6 é a nova tecnologia que promete tornar a conectividade mais estável, ágil e evitar problemas até então bastante recorrentes, como os canais 2.4 e 5, que têm características próprias de conexão. Sendo cada vez mais indispensáveis dentro de residências e...

ler mais