+55 11 2598-6805

Plataforma BIM: como esta ferramenta otimiza o trabalho dos arquitetos?

Plataforma BIM

Os arquitetos e engenheiros encontraram na Plataforma BIM um jeito mais rápido e qualificado de desenvolver projetos residenciais, comerciais e industriais.

A Plataforma BIM (Building Information Modelin ou Modelagem da Informação da Construção, em tradução literal) é um sistema que permite simular em 3D as etapas de uma construção de uma edificação, da viabilidade à execução e reforma.

Para esses profissionais da construção que já utilizam softwares técnicos e segmentados no dia a dia, a Plataforma BIM surge como mais um suporte para deixar os projetos ainda mais inovadores e qualificados.

LEIA MAIS: Que tipo de software facilita o trabalho dos geotécnicos?

 

Conheça as vantagens de usar a Plataforma BIM

De forma ágil e simples, o projeto de construção se forma em detalhes na tela do computador, o que influencia de maneira positiva a produtividade do arquiteto. Com poucos cliques são montadas as estruturas da edificação e, com algumas funcionalidades, é possível incluir a espessura, custos, as propriedades acústicas e até os fabricantes dos materiais.

A Plataforma BIM possui diferentes níveis:

BIM 3D: permite a visualização espacial do projeto e é feito com a colaboração de diferentes profissionais, desde engenheiros até arquitetos.

BIM 4D: Apresenta o planejamento da construção e antecipa análises que, sem a plataforma, só seriam realizadas durante a execução da obra.

BIM 5D: Permite a avaliação de custos a curto e longo prazos, com grande margem de acerto.

BIM 6D: Dentro do projeto são feitas avaliações sustentáveis, relacionadas ao consumo de energia.

BIM 7D: Indicada para os profissionais que vão gerenciar o projeto a longo prazo, neste nível o sistema envolve a manutenção das instalações e a substituição de peças.

Quando se fala em Plataforma BIM, outro ponto importante relacionado à otimização do tempo é a facilidade com que diferentes profissionais podem mexer no projeto. Como o sistema oferece vários recursos, é possível que várias pessoas trabalhem de maneira simultânea nessa maquete digital, de arquitetos a eletricistas.

Com este sistema, os projetos complementares deixam de ser feitos separadamente. Por isso, o tempo é bastante otimizado no BIM. Ao permitir que várias mãos mexam no projeto ao mesmo tempo, o projeto fica pronto em menos tempo e com uma gama muito superior de detalhes e informações.

Este trabalho em equipe traz ainda outro benefício: o da comunicação. Ao estudarem e trabalharem juntos no projeto, os profissionais envolvidos evitam os riscos de desperdício de material e de refação de alguma etapa do processo, aumentando a satisfação do cliente, que terá sua obra entregue no prazo estabelecido pela equipe.

 

Onde obter a licença da Plataforma BIM?

Você pode conhecer todas as funcionalidades e vantagens na Plataforma BIM entrando em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais