+55 11 2598-6805

SonarQube: utilize esta ferramenta para aumentar a qualidade do código

sonar qube

Diferentes ferramentas são usadas para avaliar a qualidade de um software, sendo a SonarQube uma das mais utilizadas. A partir de uma auditoria constante, é possível garantir um trabalho final de qualidade e a plena satisfação do cliente.

O conceito de código de qualidade pode variar muito, uma vez que cada projeto exige um tipo de linguagem e de criação. Porém, a regra básica para avaliar positivamente um código é a baixa curva de aprendizagem, ou seja, quando qualquer desenvolvedor, envolvido ou não no projeto, consegue fazer manutenções e melhorias sem dificuldades.

Antes dos surgimentos dos chamados softwares de code quality, essa auditoria era feita pelo próprio desenvolvedor. O problema desse processo era o risco maior de erros e de um crivo que tinha como base os conhecimentos da equipe atual, comprometendo futuras intervenções.

LEIA MAIS: Existe ferramenta que ajuda a escrever um código limpo?

 

Como utilizar o SonarQube para aumentar a qualidade do código?

Este projeto open source utiliza diferentes métricas para atestar a qualidade de um código, como arquitetura e design, duplicidade, níveis de complexidade, testes, entre outros. Suporta mais de 20 linguagens de programação, dezenas de plugins e diferentes padrões globais de desenvolvimento e boas práticas.

Feita a avaliação, todas as informações ficam armazenadas em um banco de dados, permitindo que você evolua a qualidade do código seu projeto do início ao fim do projeto.

O SonarQube também aponta possíveis bugs no sistema e possui um importante diferencial: uma vez avaliada a qualidade do código, o sistema inibe a inserção de informações que não esteja no mesmo nível de excelência ou que contenham algum tipo de vulnerabilidade.

Outro recurso do software é o Quality Gate, que realiza análise de filiais, recursos de governança, gerenciamento de vazamentos, loop de feedback curto, entre outras funções. Destaque também para a porta GO/NO-GO para a promoção de aplicativos e para a análise com base em critérios de liberação.

LEIA TAMBÉM: Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Para adquirir a licença do SonarQube e de outras ferramentas para melhorar o dia a dia dos desenvolvedores, faça uma consultoria com a L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais
iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

iBwave: solução para planejamento de redes convergentes

As redes convergentes têm se tornado a espinha dorsal da infraestrutura moderna de telecomunicações, unindo diferentes tecnologias em uma única plataforma robusta. Nesse cenário, o iBwave se destaca como uma solução líder no planejamento e implementação dessas redes...

ler mais