+55 11 2598-6805

Aplicativos: como garantir uma boa usabilidade?

Usabilidade

A usabilidade, também conhecida como UX (User Experience), jamais pode ser deixada de lado quando o assunto é criação de aplicativos. Quanto mais conectado o serviço estiver com as necessidades do usuário, mais bem aproveitado será o app.

A internet facilita o dia a dia das pessoas. Por isso, quando um aplicativo não favorece esse conceito, rapidamente é deixado de lado e perde sua importância em meio a tantos outros apps que surgem diariamente.

De acordo informações da App Annie, empresa que faz análises sobre o mercado de aplicativos, só no primeiro trimestre de 2018 foram baixados 27,5 milhões de apps no Brasil, sendo 19,2 bilhões na Play Store e 8,2 bilhões na App Store.

Em 2017, o Brasil ficou na quarta posição no ranking de países com mais aplicativos baixados, totalizando seis bilhões de downloads. A previsão é que em 2022 o Brasil ultrapasse a marca de oito bilhões de downloads, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

Outro dado interessante é que o brasileiro usa, em média, 12 aplicativos a cada 24 horas no smartphone.

Diante de tanta concorrência, é preciso pensar na usabilidade do aplicativo, de forma que a pessoa que o utilize saiba exatamente como navegar e encontrar tudo o que precisa.

3 pontos-chave de usabilidade que você deve se atentar

Uma vez que as pessoas estão acessando a internet cada vez mais pelo celular, os aplicativos ganharam força e se tornaram indispensáveis para as mais diferentes atividades.

Pedir comida, marcar uma consulta, lembrar de hidratar o corpo, bater um papo rápido com o amigo ou se distrair com um jogo enquanto está no ônibus são algumas das possibilidades oferecidas pelos aplicativos.

Mas só ter um propósito não basta. É preciso pensar na usabilidade que este aplicativo oferecerá para o usuário. Por isso, separamos aqui três questões que podem ajudar um app a ter mais aceitação dos usuários:

  • Seja objetivo

Todo aplicativo tem uma função e ela precisa estar muito clara na hora que o usuário procura um aplicativo na Play Store ou na Apple Store. Portanto, para que seu app seja baixado, aposte na simplicidade para que o usuário possa navegar e encontrar o que precisa.

  • Privilegie o design responsivo

Cada tela de celular tem um tamanho e resolução. Portanto, essas especificidades precisam ser levadas em consideração. Procure saber quais os formatos de tela mais comuns entre os usuários que você deseja atrair e monte o layout do seu aplicativo. Permita ainda que ele funcione tanto na vertical quanto na horizontal.

  • Acerte na cores e imagens

A psicologia das cores deve ser aplicada em qualquer projeto que envolva interação com o público. Cada cor possui um significado e gera emoções diferentes. Sendo assim, use os tons que vão ajudar seu aplicativo a atrair o usuário e levá-lo a alcançar o objetivo proposto. Quanto às imagens, cuidado com os excessos. Uma lentidão no carregamento pode espantar os usuários.

 

Existem softwares que auxiliem na usabilidade dos aplicativos?

Sim! O DevExpress é um software que oferece diferentes ferramentas que simulam a interface do usuário, permitindo que os desenvolvedores testem a usabilidade dos aplicativos, tornando-os mais intuitivos.

O DevExpress foi premiado 19 vezes somente na edição 17 do Visual Studio Magazine Reader’s Choice Awards e se destina a desenvolvedores de softwares para desktop, web e mobile.

O software conta com mais de 500 componentes individuais para WinForms, WPF, ASP.NET, MVC, Windows 10, VCL e JavaScript, bibliotecas de User Interface Designer e funcionalidades de filtros, ordenação, adição e remoção de colunas, agrupamentos, entre outras. Além disso, oferece relatórios e painéis analíticos bem completos.

Se a sua empresa precisa de softwares de alto padrão para criar apps de qualidade e competir pela preferência do usuário, entre em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software ou adquirir o DevExpress, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Ferramentas como a ReSharper são importantes parceiras dos desenvolvedores na hora de limpar códigos. Na luta para cumprir prazos, alguns erros podem passar despercebidos no desenrolar do projeto, causando atrasos nas entregas por conta de refações e manutenções.Criar...

ler mais

Aprenda a identificar problemas na rede sem fios

Uma boa rede sem fios é um recurso que empresas de qualquer segmento e porte precisam levar a sério. Com a tecnologia cada vez mais avançada, é essencial que os funcionários tenham à disposição uma estrutura adequada para realizar suas atividades, a produtividade e a...

ler mais