+55 11 2598-6805

Aplicativos: como garantir uma boa usabilidade?

Usabilidade

A usabilidade, também conhecida como UX (User Experience), jamais pode ser deixada de lado quando o assunto é criação de aplicativos. Quanto mais conectado o serviço estiver com as necessidades do usuário, mais bem aproveitado será o app.

A internet facilita o dia a dia das pessoas. Por isso, quando um aplicativo não favorece esse conceito, rapidamente é deixado de lado e perde sua importância em meio a tantos outros apps que surgem diariamente.

De acordo informações da App Annie, empresa que faz análises sobre o mercado de aplicativos, só no primeiro trimestre de 2018 foram baixados 27,5 milhões de apps no Brasil, sendo 19,2 bilhões na Play Store e 8,2 bilhões na App Store.

Em 2017, o Brasil ficou na quarta posição no ranking de países com mais aplicativos baixados, totalizando seis bilhões de downloads. A previsão é que em 2022 o Brasil ultrapasse a marca de oito bilhões de downloads, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.

Outro dado interessante é que o brasileiro usa, em média, 12 aplicativos a cada 24 horas no smartphone.

Diante de tanta concorrência, é preciso pensar na usabilidade do aplicativo, de forma que a pessoa que o utilize saiba exatamente como navegar e encontrar tudo o que precisa.

3 pontos-chave de usabilidade que você deve se atentar

Uma vez que as pessoas estão acessando a internet cada vez mais pelo celular, os aplicativos ganharam força e se tornaram indispensáveis para as mais diferentes atividades.

Pedir comida, marcar uma consulta, lembrar de hidratar o corpo, bater um papo rápido com o amigo ou se distrair com um jogo enquanto está no ônibus são algumas das possibilidades oferecidas pelos aplicativos.

Mas só ter um propósito não basta. É preciso pensar na usabilidade que este aplicativo oferecerá para o usuário. Por isso, separamos aqui três questões que podem ajudar um app a ter mais aceitação dos usuários:

  • Seja objetivo

Todo aplicativo tem uma função e ela precisa estar muito clara na hora que o usuário procura um aplicativo na Play Store ou na Apple Store. Portanto, para que seu app seja baixado, aposte na simplicidade para que o usuário possa navegar e encontrar o que precisa.

  • Privilegie o design responsivo

Cada tela de celular tem um tamanho e resolução. Portanto, essas especificidades precisam ser levadas em consideração. Procure saber quais os formatos de tela mais comuns entre os usuários que você deseja atrair e monte o layout do seu aplicativo. Permita ainda que ele funcione tanto na vertical quanto na horizontal.

  • Acerte na cores e imagens

A psicologia das cores deve ser aplicada em qualquer projeto que envolva interação com o público. Cada cor possui um significado e gera emoções diferentes. Sendo assim, use os tons que vão ajudar seu aplicativo a atrair o usuário e levá-lo a alcançar o objetivo proposto. Quanto às imagens, cuidado com os excessos. Uma lentidão no carregamento pode espantar os usuários.

 

Existem softwares que auxiliem na usabilidade dos aplicativos?

Sim! O DevExpress é um software que oferece diferentes ferramentas que simulam a interface do usuário, permitindo que os desenvolvedores testem a usabilidade dos aplicativos, tornando-os mais intuitivos.

O DevExpress foi premiado 19 vezes somente na edição 17 do Visual Studio Magazine Reader’s Choice Awards e se destina a desenvolvedores de softwares para desktop, web e mobile.

O software conta com mais de 500 componentes individuais para WinForms, WPF, ASP.NET, MVC, Windows 10, VCL e JavaScript, bibliotecas de User Interface Designer e funcionalidades de filtros, ordenação, adição e remoção de colunas, agrupamentos, entre outras. Além disso, oferece relatórios e painéis analíticos bem completos.

Se a sua empresa precisa de softwares de alto padrão para criar apps de qualidade e competir pela preferência do usuário, entre em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software ou adquirir o DevExpress, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
3 softwares de acesso remoto que sua empresa precisa conhecer

3 softwares de acesso remoto que sua empresa precisa conhecer

Por questões de segurança e praticidade, o acesso remoto se tornou uma estratégia bastante comum entre as empresas e profissionais liberais. Softwares com essa funcionalidade dispensam de vez a necessidade de carregar o notebook no carro ou no transporte público para...

ler mais
Como agilizar mapeamentos e projetos de engenharia

Como agilizar mapeamentos e projetos de engenharia

Fazer mapeamentos já foi uma tarefa bem desafiadora para engenheiros e cientistas. Sem a utilização de uma tecnologia especializada, os profissionais dependiam de pranchetas e inúmeros cálculos para obter os parâmetros necessários para emissão de laudos e outros tipos...

ler mais
Software melhora a comunicação de incidentes

Software melhora a comunicação de incidentes

Incidentes de qualquer proporção causam transtornos para as empresas, especialmente aqueles que envolvem a área de TI. Mais do que impossibilitar temporariamente a execução de atividades internas, essas indisponibilidades podem atingir o usuário final, que se chateia...

ler mais