+55 11 2598-6805

Asana: como funciona o software de gerenciamento de tarefas

Gerenciador de Tarefas Asana

A alta demanda de projetos exige que as empresas troquem os blocos de nota e post-its pelos softwares de gerenciamento de tarefas, como o Asana. Pelo desktop ou pelo celular, é possível criar projetos e acompanhar o andamento, delegar tarefas, estabelecer prazos e medir a produtividade da equipe.

Para entregar os projetos nos prazos e com a eficiência que o cliente exige, a empresa necessita de uma comunicação excepcional e de uma equipe engajada. E, com a ajuda de ferramentas tecnológicas, é mais fácil tornar o trabalho colaborativo e fazer com que os profissionais entendam que o esforço investido numa tarefa garante o bom andamento da próxima a ser realizada.

Com o software Asana, o gerenciamento de tarefas fica mais intuitivo, uma vez que todas as pessoas envolvidas terão entendimento claro de suas atividades e daquelas delegadas aos demais colaboradores, com briefing, notas e data de entrega.

LEIA MAIS: Jira: o software que se tornou o braço direito dos desenvolvedores

 

O que é o Asana?

O Asana é considerado um dos mais completos softwares de gerenciamento de tarefas, uma work management platform, que auxilia os profissionais das mais diferentes áreas na organização de tarefas e prazos de entrega.

Ao criar um projeto no Asana, o gestor melhora o fluxo das atividades e torna a equipe mais colaborativa e alinhada.

Com a proposta de oferecer uma usabilidade bem intuitiva, cada gestor pode criar um projeto no Asana da maneira que achar mais prática para seus colaboradores, flexibilizando a forma como as tarefas são apresentadas para toda equipe.

O Asana pode ser integrado a outros programas dependendo do escopo do projeto, como Photoshop e calendário. Ao todo, são mais de 100 possibilidades.

Um software de gerenciamento de tarefas é o braço direito das empresas que precisam melhorar a produtividade dos funcionários e evitar problemas com prazos de entrega.

Ferramentas como o Asana se encarregam de organizar o dia do profissional, que não perde mais tempo com post-its diários ou lendo e-mails que se perdem na caixa de entrada para saber onde parou determinada tarefa ou qual a última urgência apresentada pelo cliente.

As facilidades do Asana se estendem ao gerenciador de tarefas. Uma vez inserido o projeto e as atividades na plataforma, basta acompanhar o andamento pelo painel geral, fazer os ajustes necessários no dia a dia e dar os feedbacks, para que tudo saia conforme as expectativas do cliente.

 

Funcionalidades do Asana para gerenciamento de tarefas

A plataforma Asana é bem simples. O gestor da equipe define um nome para o projeto e insere os contatos dos profissionais que vão compor a equipe. Depois, vai criando quadros para adicionar as tarefas, juntamente com os nomes dos responsáveis, as atividades e os prazos. Também pode anexar arquivos diversos.

Esses quadros, assim como acontece em outros softwares de gerenciamento de tarefas inspirados no sistema Kanban, podem ser descolados de uma coluna para outra para estabelecer o status da atividade, saindo de “Tarefas a Fazer” para “Tarefa Finalizada”, por exemplo.

É possível também estabelecer cores para cada tipo de tarefa ou segmento de atividade, o que facilita a visualização e a distinção das tarefas. Quem gerencia também pode personalizar alguns campos e agrupar as tarefas por prioridade, de forma que toda a equipe tenha ciência das tarefas mais urgentes e mais importantes a serem executadas.

Outro ponto interessante do Asana é que, a partir dos quadros de tarefas e subtarefas, o software cria um calendário com os prazos e um cronograma em forma de linha do tempo. Deste modo, toda a equipe passa a ter a consciência de como a tarefa de um profissional vai resultar no desenvolvimento do trabalho do outro até chegar no projeto finalizado.

Quem faz o gerenciamento das tarefas tem a facilidade de acompanhar um ou mais projetos no painel de controle, que mostra o andamento de cada atividade e do projeto em tempo real, uma forma de otimizar os feedbacks tanto para a equipe quanto para o cliente.

Mesmo sendo uma plataforma colaborativa, o Asana permite a criação de equipes e projetos privados, de forma que a troca de informações e arquivos seja mais direcionada e otimizada.

 

Como implantar o Asana nos projetos da sua empresa?

Muitos são os recursos do Asana. Para conhecer melhor este software de gerenciamento de tarefas e adquirir o seu, contate a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 Software se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Quer saber mais sobre as soluções que a L3 Software oferece para melhorar a gestão de equipes? Entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como potencializar as funcionalidades do Excel?

Como potencializar as funcionalidades do Excel?

No dia a dia das empresas, existe um software que marca presença constante: o Excel. Este editor de planilhas formados por centenas de linhas e colunas facilita a rotina dos profissionais das mais diversas áreas, especialmente os que trabalham com números e...

ler mais
Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Ferramentas como a ReSharper são importantes parceiras dos desenvolvedores na hora de limpar códigos. Na luta para cumprir prazos, alguns erros podem passar despercebidos no desenrolar do projeto, causando atrasos nas entregas por conta de refações e manutenções.Criar...

ler mais