+55 11 2598-6805

Ataques de XSS: que software utilizar para proteger os dados da sua empresa?

XXS

Os ataques de XXS (Cross Site Scripting) são considerados os mais comuns. Neste tipo de vulnerabilidade, hackers inserem um código HTML no navegador sem o consentimento do usuário.

Este tipo de ataque é utilizado para redirecionar o usuário para sites maliciosos, capturar dados, enviar malwares ou executar ameaças no sistema da empresa.

Existem três tipos de ataques de XSS. O persistente se dá quando o código malicioso fica armazenado de maneira permanente no servidor da empresa. No refletido, o código é executado em forma de solicitação e instalado de maneira arbitrária no navegador do usuário.

E no tipo baseado em DOM (Document Object Model) o hacker se aproveita das vulnerabilidades já existentes do código HTML do navegador para ser executado.

Essas vulnerabilidades comprometem seriamente a segurança dos dados da empresa e o faturamento, uma vez que se livrar de ataques de XSS pode ser difícil e oneroso. Portanto, a solução mais adequada é a prevenção, por meio da instalação de softwares de segurança.

 

Acunetix: uma ferramenta eficiente contra ataques de XSS

A tecnologia está sempre trabalhando para ajudar as empresas a aumentarem a segurança dos dados que são criados, recebidos e armazenados pelos usuários. Entre as ferramentas disponíveis está o Acunetix.

De maneira automatizada, esta espécie de scanner pode identificar mais de 3.000 possíveis vulnerabilidades, e testa sites e aplicativos da web para injeção de XSS, SQL, XXE, SSRF e ataque de cabeçalho de host. Qualquer tipo de anormalidade descoberta é bloqueada pelo sistema.

Além das vulnerabilidades, o Acunetix detecta uploads de arquivos danosos e criação de senhas fracas. Por possuir um banco de dados robusto, o Acunetix é composto de dezenas de milhares de falhas conhecidas e passa por atualizações constantes.

O funcionamento da ferramenta é bem simples: basta digitar endereço a ser analisado e quais as análises desejadas para iniciar a varredura.

Caso o processo de detecção de ataques de XSS e outras vulnerabilidades for interrompido, nada do que foi realizado é perdido. Ao ser pausada, ferramenta recomeça de onde parou.

Ao final da varredura o Acunetix emite um relatório para ajudar a equipe de TI a entender os problemas detectados e a tomar decisões mais assertivas.

Em abril de 2019, uma nova versão da ferramenta chegou ao mercado. O Acunetix 12 trouxe ajustes, entre eles a correção do falso positivo relatado pelo WordPress plugin All in One SEO Pack, detecção de redirecionamentos HTTP e execução dos scripts PerFolder em todas as pastas.

A versão 12 do Acunetix agora aplica testes para XSS do Cisco Identity Service Engine, página de status de cache do PHP, arquivo arbitrário lido em Next.js, Nagios XI Magpie_debug.php RCE não autenticado, Execução de Comando Remoto Não Autenticada de Horde Imp; entre outros.

LEIA TAMBÉM: Falcongaze: segurança de dados garantida 

 

Acabe com os ataques de XSS e outras vulnerabilidades!

Para conhecer melhor todas as funcionalidades do Acunetix, procure a L3 Software. Especializada em licenciamento de software, a empresa possui profissionais especializados prontos para analisar as necessidades do seu negócio e oferecer as melhores soluções.

Fundada em 2014, a L3 Software possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 Software se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer o Acunetix e os demais produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
CAD Inventor: a ferramenta mais usada pelos projetistas

CAD Inventor: a ferramenta mais usada pelos projetistas

Os projetistas viram a tecnologia transformar o dia a dia de trabalho. Os traços precisos no papel foram transportados para a tela de computador, uma mudança que resultou em mais agilidade e redução de custos desde a criação da peça até sua confecção. O CAD Inventor,...

ler mais
Open chat