+55 11 2598-6805

BIM, CAD Inventor e AutoCAD: ferramentas da Autodesk para projetos de alto nível

autodesk ferramentas

A necessidade de oferecer projetos cada vez mais completos e visualmente impressionantes faz com que arquitetos e engenheiros tornem mais estreita as suas familiaridades com as ferramentas desenvolvidas pela Autodesk.

De olho nos novos rumos que as indústrias e o segmento de construção estão tomando, a Autodesk desenvolve e atualiza constantemente suas ferramentas. Suas diferentes ferramentas vêm auxiliando os profissionais a mostrarem claramente na tela do computador as inovações que os clientes tanto desejam.

Os arquitetos, por exemplo, contam com dois softwares bastante conhecidos da Autodesk para desenvolver projetos residenciais, comerciais e industriais: a Plataforma BIM e o AutoCAD.

E os engenheiros, que precisam planejar com cuidado o design e o funcionamento das peças que compõem produtos variados e grandes máquina contam também com todo o suporte do AutoCAD e de outro software bastante completo: o CAD Inventor.

 

Plataforma BIM: mostre em detalhes o passo a passo do seu projeto

Com riqueza de detalhes, este software permite que o cliente entenda de antemão como será todo o processo de construção de uma residência, escritório ou indústria e oferece o direcionamento necessário para os demais profissionais envolvidos no projeto.

A Plataforma BIM (Building Information Modelin ou Modelagem da Informação da Construção, em tradução literal) realiza uma simulação em 3D das etapas de uma construção, desde a viabilidade até a execução e reforma.

Com apenas alguns comandos, o profissional monta as estruturas da edificação, com detalhamento de espessura, propriedades acústicas e custos dos materiais.

Para o cliente que contrata o serviço de um arquiteto ou engenheiro, a Plataforma BIM serve para alinhar expectativas e reduzir custos, uma vez que a ferramenta mostra como ficará o projeto após a construção ou reforma. Caso o projeto final apresentado na tela do computador não seja o esperado, é possível fazer intervenções com apenas alguns cliques do mouse.

Sem o uso deste software, o tempo de ajuste na obra se torna muito maior e oneroso, por conta do gasto excessivo de materiais e do atraso na entrega.

 

Software da Autodesk permite colaboração entre profissionais

A Plataforma BIM permite que todos as pessoas envolvidas no projeto acessem o projeto e façam intervenções de forma simultânea, otimizando o tempo e criando uma troca de informações positiva para um melhor desenvolvimento da obra.

Se antes arquitetos, engenheiros e eletricistas trabalhavam de maneira isolada, na plataforma BIM todos podem tomar as melhores decisões em conjunto para reduzir o desperdício de materiais e evitar ajustes que comprometam os prazos de entrega.

A Plataforma BIM possui cinco diferentes níveis:

BIM 3D: permite a visualização espacial do projeto e a colaboração entre diferentes profissionais, de engenheiros a arquitetos.

BIM 4D: realiza o planejamento da construção e antecipa análises que só seriam possíveis durante a execução da obra.

BIM 5D: faz a avaliação de custos a curto e longo prazos, com mínima porcentagem de erro.

BIM 6D: permite avaliações sustentáveis, principalmente aquelas relacionadas ao consumo de energia.

BIM 7D: indicada para projetos de longo prazo, envolve a manutenção das instalações e a substituição de peças.

 

CAD Inventor: a inovação na modelagem 3D

Facilitar a criação de imagens 3D é um dos principais objetivos deste software da AutoDesk. O CAD Inventor é um importante suporte para os engenheiros mecânicos que precisam desenvolver peças eficazes e altamente funcionais.

Indicada para engenheiros e projetistas de qualquer nível técnico, o software da Autodesk oferece recursos para a criação de projetos em 3D e documentação. É possível desenvolver projetos diretos, paramétricos, de forma livre e com base em regras.

A partir da criação de peças em 3D com riqueza de detalhes, engenheiros e projetistas podem fazer um cálculo mais preciso do processo de produção (que envolve custos, tempo e possíveis dificuldades que precisam ser enfrentadas).

A simulação do uso das peças é outro recurso de grande importância para os engenheiros e projetistas. Com alguns cliques a plataforma apresenta os movimentos, a velocidade, a aceleração e o estresse mecânico das peças, permitindo que sejam feitos reparos na peça ainda em desenvolvimento.

 

Plataforma permite diferentes vistas das peças e trabalhos colaborativos

Se a proposta é desenvolver produtos, o CAD Inventor possui recursos para que o engenheiro desenvolva diferentes vista do desenho. Também é possível fazer vistas explodidas e animações de montagens, e todos estes materiais podem ser usados na criação de manuais de montagem.

A ampla biblioteca do CAD Inventor permite a criação de peças muito reais, bem semelhantes às que são utilizadas no mundo físico. O desenho garante riqueza de efeitos de relevos e texturas, aumentando a qualidade dos projetos.

Com recursos tão robustos, a plataforma é colaborativa. Desta forma, diferentes profissionais podem desenvolver as peças de forma simultânea, uma facilidade para as empresas que possuem equipes numerosas e projetos de grande porte.

 

AutoCAD: o parceiro dos profissionais de construção

Engenheiros, arquitetos e outros profissionais envolvidos em projetos de construção encontram no AutoCAD, da Autodesk, os recursos necessários para aumentar a qualidade de seus trabalhos.

A plataforma é bastante conhecida do público especializado e hoje é uma referência quando o assunto é projeto de imagens 2D e 3D. De fácil usabilidade, é manuseado por profissionais de diferentes níveis de conhecimento técnico.

Atendendo aos pedidos os profissionais, os recursos do AutoCAD passaram por uma reorganização e agora são separados por setor de atuação. Sendo assim, quem procura funcionalidades específicas de arquitetura, MEP (mecânica, elétrica e hidráulica), componentes elétricos ou projeto mecânico, por exemplo, pode acessá-las com mais facilidade.

 

Acesse pelo mobile e faça comparação de desenhos

Atento às necessidades dos profissionais, os arquivos DWG do AutoCAD agora podem ser abertos e editados em dispositivos móveis. Outra opção é o acesso cloud. Basta fazer o login e puxar os arquivos pelo Dropbox, Drive, OneDrive e Box, sem precisar baixar a projeto e subi-lo novamente.

O AutoCAD pode executar automaticamente os recursos pan e zoom em imagens 2D e as operações de zoom, panorâmica e órbita em 3D com total agilidade. Destaque também para a facilidade na hora de comparar diferentes versões de desenhos e Xrefs.

Todos os projetos criados no AutoCAD agora podem ser salvos em uma biblioteca dentro do software. De maneira personalizada, o usuário cria pastas e armazena blocos e informações que possam ser aplicados em outros projetos.

 

Tenha todos os softwares da AutoDesk ne sua empresa

As ferramentas Plataforma BIM, CAD Inventor e AutoCAD vão ajudar os seus colaboradores a desenvolverem trabalhos mais completos e bonitos com rapidez e segurança. Para obter a licença de cada um dos softwares, entre em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br.

Créditos das imagens: Autodesk (site oficial)

Fale conosco

Mais notícias
Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

Ter modelos 3D no setor de geotecnia é uma forma de antecipar problemas, dimensionar projetos com mais exatidão e, acima de tudo, avaliar terrenos, solos e encostas. Para os engenheiros geotécnicos, a avaliação de encostas está entre as tarefas mais difíceis de serem...

ler mais
Aprenda a proteger a sua empresa de ataques hackers

Aprenda a proteger a sua empresa de ataques hackers

Os ataques hackers estão, infelizmente, cada vez mais comuns entre pequenas e médias empresas. Assim, enganam-se os empreendedores que acham que passam longe das possibilidades de ciberataques por estarem neste ou naquele segmento. De acordo com o relatório anual...

ler mais
Torne o serviço de internet da sua empresa realmente eficaz

Torne o serviço de internet da sua empresa realmente eficaz

O serviço de internet precisa ser realmente eficaz caso você não queira limitar os resultados do seu negócio por conta da dificuldade de realizar uploads, consultas, downloads de documentos e mais. Porém, poucos gestores sabem avaliar e, acima de tudo, deixar o acesso...

ler mais