+55 11 2598-6805

CAD Inventor® Autodesk ajuda engenheiros na criação de peças mecânicas 3D

Peças Mecânicas

Uma das grandes preocupações dos engenheiros é desenvolver peças mecânicas capazes de acompanhar as constantes evoluções do mundo. À medida que a tecnologia traz novidades, é preciso aprimorar as máquinas e equipamentos para usufruir das inovações rapidamente.

Se antes apenas um desenho com alguns traços de profundidade era suficiente para que a produção das peças mecânicas se tornasse possível, hoje é necessário apresentar uma riqueza de detalhes que a mão humana levaria muito tempo para construir.

Felizmente, a tecnologia também trouxe inovação para o trabalho dos engenheiros mecânicos e projetistas. Os programas de computador se aprimoraram e permitiram maior agilidade na hora de desenhar e modelar as peças mecânicas 3D.

Neste artigo, você vai conhecer um dos softwares mais utilizados para a criação de projetos 3D com uma maior riqueza de detalhes: o CAD Inventor®, ferramenta da Autodesk.

 

CAD Inventor: por que usá-lo para projetar peças mecânicas?

O software CAD Inventor® possui uma vasta lista de ferramentas para dar suporte a engenheiros e projetistas na hora de desenvolver trabalhos mecânicos 3D, documentação e simulação de produtos. 

Para projetar peças mecânicas e outros produtos, o software disponibiliza recursos de modelagem paramétrica que, de forma intuitiva, ajuda o usuário e aplicar todos os detalhes que necessita para agilizar a criação de peças com diferentes níveis de complexidade.

Também é possível usar a plataforma para testar o encaixe de cada componente das peças mecânicas, utilizando livremente as bibliotecas de parafusos e outros itens essenciais. As criações se assemelham às utilizadas no mundo físico e possui recursos e podem trazer detalhes bem ricos de texturas e relevos.

No CAD Inventor, existe uma ampla variedade de vistas de desenhos, que vão da vista base, passando pelos formatos de planificação e sobrepostas até alterações de giros para permitir análises por diferentes ângulos. As vistas explodidas das peças mecânicas podem ser utilizadas, inclusive, nos manuais técnicos.

Depois de projetada a peça mecânica, o usuário tem a oportunidade de utilizar os recursos da plataforma para fazer simulações de movimento, aceleração e velocidade além de análises de performance.

Outros recursos bem interessantes do CAD Inventor são o uso do iLogic, para automatizar e padronizar projetos, e as facilidades para a criação de peças a partir de chapas de metal. Basta especificar os detalhes de tamanho de alívio e raio de envergadura que o software faz os ajustes necessários.

Os projetos de peças mecânicas salvos na nuvem podem ser desenvolvidos de forma coletiva. Outra maneira de desenvolver trabalhos em grupo é converter os objetos CAD para plataforma BIM.

LEIA MAIS: Plataforma BIM: como esta ferramenta otimiza o trabalho dos arquitetos?

 

Fique por dentro de todos os recursos do CAD Inventor®

A sua empresa pode obter facilmente a licença do CAD Inventor® e conhecer as demais funcionalidades do software entrando em contato com os consultores da L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
CAD Inventor: a ferramenta mais usada pelos projetistas

CAD Inventor: a ferramenta mais usada pelos projetistas

Os projetistas viram a tecnologia transformar o dia a dia de trabalho. Os traços precisos no papel foram transportados para a tela de computador, uma mudança que resultou em mais agilidade e redução de custos desde a criação da peça até sua confecção. O CAD Inventor,...

ler mais
Open chat