+55 11 2598-6805

Como utilizar a tecnologia para analisar estabilidade de encostas

Os estudos prévios de encostas são cada vez mais necessários em diferentes cidades brasileiras. Esses locais costumam sofrer com intensos deslizamentos de terra, seja por intervenção humana, fenômenos naturais ou causas que necessitam de análises aprofundadas.

Além de compor o cenário de importantes construções, como estradas e túneis, as encostas costumam abrigar residências sem planejamento, geralmente nas periferias das cidades.

Para entender as movimentações do solo e o nível de resistência das encostas, os engenheiros geotécnicos precisam fazer um acompanhamento efetivo das condições dessas áreas, reduzindo o risco de desabamentos ou, pelo menos, minimizando os danos causados.

Essas análises técnicas de encostas precisam da tecnologia para se tornarem mais ágeis e qualificadas. Por isso, os profissionais do ramo estão sempre se atualizando e buscando no mercado as melhores ferramentas para análise de solo, rochas e encostas. Algumas delas são desenvolvidas pela Rocscience.

LEIA MAIS: Conheça Slide 2018 e Slide 3D, os dois novos produtos da Rocscience

 

Como as ferramentas digitais otimizam as análises de encostas?

Os softwares da Rocscience para análise de estabilidade de encostas oferecem aos geotécnicos importantes funcionalidades para criar e editar modelos complexos e identificar pontos de infiltração, elementos finitos e águas subterrâneas.

Todos os tipos de encostas, barragens de terra, solos, aterros, rochas e muros de contenção podem ser trabalhados nas plataformas. Com base nas definições do usuário e nas condições de contorno hidráulico, é possível calcular fluxos, pressões e gradientes.

A análise de percolação de águas subterrâneas pode ser usada como um módulo autônomo no Rocscience ou totalmente integrada com a análise de estabilidade de encostas.

Os profissionais podem ainda calcular a fiabilidade, recebendo do software uma medida objetiva do risco de falha associada a um projeto de inclinação. Outra funcionalidade é a verificação da sensibilidade com base nos efeitos das variáveis individuais sobre o fator de segurança do talude.

Se a proposta é fazer análises probabilísticas, os engenheiros também encontram nos softwares da Rocscience um bom suporte. É possível, por exemplo, atribuir distribuições estatísticas para quaisquer parâmetros de entrada, incluindo as propriedades dos materiais, cargas e localização do lençol freático.

LEIA TAMBÉM: Existe software especializado para o setor de mineração?

Além dos softwares para análise de estabilidade de encostas, a Rocscience possui ferramentas geotécnicas e para projetos de escavações em rochas. Toda a linha de produtos é distribuída com exclusividade no Brasil pela L3 Software.

Fundada em 2014, a L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Quer saber mais sobre as soluções Rocscience para geotécnicos e outros produtos e serviços da L3 Software? Entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

 

Fale conosco

Mais notícias

Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Ferramentas como a ReSharper são importantes parceiras dos desenvolvedores na hora de limpar códigos. Na luta para cumprir prazos, alguns erros podem passar despercebidos no desenrolar do projeto, causando atrasos nas entregas por conta de refações e manutenções.Criar...

ler mais

Aprenda a identificar problemas na rede sem fios

Uma boa rede sem fios é um recurso que empresas de qualquer segmento e porte precisam levar a sério. Com a tecnologia cada vez mais avançada, é essencial que os funcionários tenham à disposição uma estrutura adequada para realizar suas atividades, a produtividade e a...

ler mais