+55 11 2598-6805

DataGrip: uma plataforma indicada para quem trabalha com linguagem SQL

Os desenvolvedores que trabalham com linguagem SQL encontram em ferramentas como a DataGrip, uma importante parceira para melhorar a produtividade e a qualidade das informações dos bancos de dados.

A SQL (Structured Query Language, ou Linguagem Estruturada de Dados, em português literal) é uma linguagem considerada básica para os profissionais de programação, sendo comumente utilizada para manipular dados em SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados).

Uma vez que o desenvolvedor web precisa criar os bancos de dados SQL, replicar os códigos, potenciá-los e reparar erros, é importante que tenham à disposição softwares como o DataGrip, que ajudem a tornar alguns desses processos mais otimizados e eficazes.

LEIA MAIS: Existe ferramenta que ajuda a escrever um código limpo?

 

Principais funcionalidades do DataGrip para melhorar a linguagem SQL

Esse IDE de banco de dados desenvolvido pela JetBrains facilita o dia a dia dos desenvolvedores que trabalham com SQL. Ao melhorar a produtividade da equipe, evita qualquer tipo de atraso na hora de entregar os projetos.

A plataforma oferece uma navegação não linear, de forma que o desenvolvedor possa consultar qualquer tabela e executar consultas rápidas de diferentes modos. Destaque para o histórico das atividades realizadas, uma maneira bem eficiente de evitar que qualquer parte do trabalho seja perdida.

A conclusão inteligente de código é outra funcionalidade bem atrativa para os desenvolvedores de banco de dados SQL. Isso porque, para preencher as linhas e colunas, é necessário repetir determinadas informações inúmeras vezes ao longo do projeto.

Com o DataGrip esse trabalho é reduzido. O software oferece um poderoso sistema de preenchimento de código sensível ao contexto. A conclusão leva em consideração as diretrizes dos seus códigos, como estrutura de tabelas, chaves estrangeiras e objetos de banco de dados.

O software da JetBrains também identifica diferentes erros no código e sugere melhorias rápidas e ajuda a refatorar o código SQL, atualizando todo o arquivo.

LEIA TAMBÉM: Quais as ferramentas certas para trabalhar com Git?

São muitas as funcionalidades do DataGrip. Para conhecer todas elas, entre em contato com a L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

Asana: como funciona o software de gerenciamento de tarefas

Asana: como funciona o software de gerenciamento de tarefas

A alta demanda de projetos exige que as empresas troquem os blocos de nota e post-its pelos softwares de gerenciamento de tarefas, como o Asana. Pelo desktop ou pelo celular, é possível criar projetos e acompanhar o andamento, delegar tarefas, estabelecer prazos e...

ler mais
Como potencializar as funcionalidades do Excel?

Como potencializar as funcionalidades do Excel?

No dia a dia das empresas, existe um software que marca presença constante: o Excel. Este editor de planilhas formados por centenas de linhas e colunas facilita a rotina dos profissionais das mais diversas áreas, especialmente os que trabalham com números e...

ler mais
Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Software ReSharper ajuda na revisão e limpeza de códigos

Ferramentas como a ReSharper são importantes parceiras dos desenvolvedores na hora de limpar códigos. Na luta para cumprir prazos, alguns erros podem passar despercebidos no desenrolar do projeto, causando atrasos nas entregas por conta de refações e manutenções.Criar...

ler mais