Existe software especializado para o setor de mineração?

26 de julho de 2018

mineracao

Quem é da área de mineração sabe das dificuldades que enfrenta no dia a dia sem ferramentas e softwares específicos para auxiliar nas análises geotécnicas. Hoje, existem soluções de ponta, desenvolvidas por quem realmente entende do assunto, que facilitam o trabalho de quem atua com atividades como estabilidade de rochas, escavações de túneis, avaliação de rochas, entre muitas outras tarefas.

Antes de saber mais sobre essa solução, vamos dar um panorama da importância do setor de mineração, uma das atividades mais promissoras do Brasil.

De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o setor foi responsável por 21,3% das exportações brasileiras em 2017, somando US$ 217,7 bilhões.

Esse segmento que promete criar mais de 2 milhões de empregos ao longo deste ano, tem o Brasil como destaque no ranking dos países exportadores. Em nosso país estão presentes mais de 50 tipos de minérios, entre eles ferro, zinco, potássio, ouro e manganês.

Além das máquinas de médio e grande portes, o setor de mineração conta com outros recursos tecnológicos para tornar a exploração ecologicamente correta e as atividades mais estratégicas e efetivas.

Todos os recursos tecnológicos que os profissionais de mineração precisam são fornecidos pela Rocscience, empresa especializada nos segmentos de engenharia civil e mineração, que desde 1996 desenvolve softwares geotécnicos. A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre a solução.

 

Rocscience: um importante aliado dos geotécnicos

Todo projeto de construção civil precisa de uma avaliação ampla e aprofundada de solos e rochas, de forma que o resultado seja o mais perfeito possível. E para que haja uma análise geotécnica precisa do ambiente a ser explorado, os engenheiros utilizam recursos de softwares especializados, como o RocScience.

O software possui mais de 15 programas para avaliação de rochas e solos, divididos em três categorias:

Projetos de escavações em rochas:

oferece recursos 2D e 3D para solos, estabilidade de rochas, escavações de túneis e sistemas de apoio, análises de encostas, entre outros recursos. Ao todo, são seis diferentes softwares para os mais diferentes objetivos.

Ferramentas geotécnicas:

as análises de escavações de rochas ficam mais completas com a ajuda do RocScience. Com as quatro diferentes ferramentas desse software é possível fazer análise 3D de consolidação e liquidação vertical, gerar diagramas e gráficos de resistência lateral, aprofundar avaliações de dados geológicos e analisar resistência de rochas e solos, com base em dados de força.

Estabilidade de encostas:

os sete softwares disponíveis pela Rocscience permitem que os profissionais façam análise de solos, estabilidades de rochas e encostas e de elementos finitos, além de modelagem 2D e 3D.
A L3 Software é distribuidora exclusiva das soluções RocScience no Brasil.

Para conhecer mais sobre este e outros softwares, entre em contato com a gente pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

DevExpress: o software para criar apps

As empresas e desenvolvedores que desejam criar apps precisam ter acesso a softwares completos, como o DevExpress, que permitem gerar soluções das mais simples às mais complexas. Leia mais.

ler mais