+55 11 2598-6805

Quais as ferramentas certas para trabalhar com Git?

git

O Git é o tipo de plataforma indicada para projetos que envolvem mais de um desenvolvedor. Por ser um sistema de controle de versões, permite que várias pessoas trabalhem de maneira simultânea, criando e editando arquivos sem que as ações de um profissional interfiram nas tarefas do outro.

Esse controle de versões é muito usado por profissionais que precisam registrar as mudanças realizadas em um arquivo, podendo recuperar uma determinada versão, compará-la ou retornar o arquivo para uma versão anterior.

Para quem trabalha de maneira individual, o Git também pode ser uma ferramenta bem útil, pois permite fazer o devido acompanhamento das mudanças realizadas no projeto.

 

Entenda os diferenciais do Git

Pelo sistema Git, cada membro da equipe possui uma pasta no site e trabalha no código de maneira individual. Ao final, o sistema junta todas as tarefas em uma pasta principal e ainda armazena todos os históricos e logs dos desenvolvedores.

Outra importante característica do Git é que os desenvolvedores podem criar branchs para fazer alterações no arquivo de forma privada. É como se o sistema criasse um espelho para que o profissional possa testar as suas ideias sem risco de mudanças no escopo inicial.

O Git ainda oferece a possibilidade de se criar várias áreas de trabalho para o mesmo projeto. Desse modo, a equipe testa os códigos antes de publicá-los e faz ajustes mesmo depois do código publicado.

Além disso, a ferramenta não exige um servidor, permitindo que cada desenvolvedor trabalhe à sua maneira.

LEIA MAIS: Existe ferramenta para ajudar a escrever um código limpo?

 

Uso de ferramentas associadas ao Git

O mercado oferece muitas ferramentas que ajudam as equipes de desenvolvedores a explorarem o melhor do Git. Aqui, separamos duas para você. Confira:

Bitbucket: esta plataforma desenvolvida pela Atlassian hospeda todos os controles de versões Git sem a necessidade de download. Apenas acessando a ferramenta por meio de uma conta online é possível rastrear todas as modificações realizadas no projeto. Além de gerenciar o código Git, o Bitbucket ajuda a equipe a planejar, testar, aprovar e implementar o projeto.

Sourcetree: destinado a desenvolvedores iniciantes e experientes, o Sourcetree é uma plataforma de usabilidade simples, ideal para quem não aprecia trabalhar com linhas de comando. Nesta plataforma, também da Atlassian, podem ser hospedados repositórios de fontes diferentes, uma vez que há várias chaves SSH para cada acesso.

O Bitbucket, o Sourcetree e outras ferramentas desenvolvidas pela Atlassian você pode encontrar na L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa especializada em licenciamento de softwares possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo

Fale conosco

Mais notícias
3 softwares de acesso remoto que sua empresa precisa conhecer

3 softwares de acesso remoto que sua empresa precisa conhecer

Por questões de segurança e praticidade, o acesso remoto se tornou uma estratégia bastante comum entre as empresas e profissionais liberais. Softwares com essa funcionalidade dispensam de vez a necessidade de carregar o notebook no carro ou no transporte público para...

ler mais
Como agilizar mapeamentos e projetos de engenharia

Como agilizar mapeamentos e projetos de engenharia

Fazer mapeamentos já foi uma tarefa bem desafiadora para engenheiros e cientistas. Sem a utilização de uma tecnologia especializada, os profissionais dependiam de pranchetas e inúmeros cálculos para obter os parâmetros necessários para emissão de laudos e outros tipos...

ler mais
Software melhora a comunicação de incidentes

Software melhora a comunicação de incidentes

Incidentes de qualquer proporção causam transtornos para as empresas, especialmente aqueles que envolvem a área de TI. Mais do que impossibilitar temporariamente a execução de atividades internas, essas indisponibilidades podem atingir o usuário final, que se chateia...

ler mais