Rede ethernet: 5 pontos que merecem atenção

16 de agosto de 2018

Ethernet

A ethernet é um recurso muito usado no ambiente corporativo, pois permite que os computadores e outros dispositivos compartilhem os mesmos sistemas e a conexão de internet.

A imensa quantidade de informações trocadas no dia a dia de uma empresa exige que os computadores estejam devidamente conectados. E para que a produtividade dos funcionários e a realização das atividades não sejam comprometidas, o uso da internet também precisa ser seguro e compartilhado entre todos.

Por conta desse cenário, no qual as empresas necessitam gerar, transmitir e armazenar dados para tornarem seus negócios mais bem-sucedidos, a ethernet tornou-se o processo mais adotado.

 

O que levar em consideração na hora de instalar a rede ethernet?

Também conhecida como norma IEEE 802.3, a ethernet faz uso da topologia em estrela, ou seja, sistema no qual cada dispositivo fica conectado a outro com a ajuda de equipamentos como switches. É possível conectar de dois até milhares de dispositivos.

A rede ethernet funciona com o auxílio de cabo coaxial, cabo de par trançado ou nenhum cabo, no caso de redes sem fios. A instalação não é demorada nem custosa, mas nem por isso dispensa atenção e planejamento.

Pensando nisso, separamos aqui alguns pontos que merecem a atenção das empresas na hora de estruturar a rede ethernet.

 

1.Crie uma rede com capacidade maior do que necessita

Esta é considerada uma regra geral para as empresas que desejam estruturar uma rede ethernet. Além de garantir o bom funcionamento e a velocidade dos serviços, pode ser que, no futuro, você necessite conectar mais dispositivos. Em cenários como esse, é mais fácil e menos oneroso trocar os switches em vez do cabeamento.

 

2.Defina o tipo de rede ethernet que sua empresa precisa

A quantidade de dados que seus funcionários precisam transferir vai ajudar você a definir a velocidade que a rede ethernet que a sua empresa deve apresentar. A Fast Ethernet, por exemplo, pode transferir dados a uma velocidade de 100 Mbit/s. Já a Gigabit Ethernet apresenta uma velocidade que chega a 1.000 Mbit/s. E com a 10 Gigabit Ethernet é possível fazer a transferência de dados em 10 Gbit/s, ou seja, 10.000 Mbit/s.

 

3.Uma boa rede ethernet depende de equipamentos atualizados

Para garantir o melhor funcionamento da ethernet, é importante que os softwares utilizados pela empresa estejam devidamente atualizados. Essa preocupação também ajuda na produtividade dos funcionários, que terão boas ferramentas para trabalhar.

 

4.Avalie a possibilidade de usar cabos ethernet industriais

Empresas de grande porte e que utilizam máquinas robustas estão apostando nesse tipo de cabo por ser de baixo custo e de vida útil mais longa. Além disso, os cabos ethernet industriais reduzem problemas de interferência durante as transmissões de dados e permitem o funcionamento de diferentes dispositivos de maneira simultânea, sem variação de sinal.

5.Escolha o tipo de switch mais apropriado

O switch é um equipamento que permite conectar dispositivos de forma que haja uma troca de informações. Existem dois tipos: os modulares e os fixos.

Os modulares permitem a adição de mais módulos de expansão, acompanhando as mudanças da rede corporativa.

Já os fixos não são expansíveis, portanto, geralmente são indicados para empresas de pequeno porte. Pode ser usado quando há necessidade momentânea de portas extras, inteligentes (permitem a separação de redes em pequenos grupos – VLANS) e gerenciáveis (destinados a empresas que precisam de maior segurança, por conterem redes muito grandes).

Ao estruturar a rede ethernet da sua empresa, é importante contar com uma boa consultoria e com uma equipe preparada para fazer toda a instalação com rapidez e segurança.

A L3 Software realiza este tipo de serviço. Fundada em 2014, a empresa oferece todo o suporte, desde a busca pelo melhor software até a implementação de soluções.

Vale lembrar que a L3 também é uma empresa especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias