+55 11 2598-6805

Site Survey: obtenha o melhor da sua rede wi-fi

Você sabe o que recursos como o Site Survey podem fazer pela segurança e produtividade da sua equipe?

Ter uma infraestrutura de rede capaz de suportar diversos equipamentos se tornou um dos grandes pilares das empresas dos mais diferentes portes e segmentos. Afinal de contas, a instabilidade do wi-fi pode prejudicar a navegação, o bom desempenho e o resultado dos negócios.

Para evitar esse tipo de situação e identificar mais rapidamente os problemas, muitas organizações têm apostado no Site Survey, um recurso que promete melhorar o desempenho da rede wi-fi.

O termo Site Survey é uma metodologia que realiza uma inspeção técnica bem ampla no local onde está localizada a infraestrutura de rede.

Após a análise é possível compreender a capacidade de transmissão de dados que a rede em questão suporta, identificar obstruções e possíveis melhorias, bem como realizar a solução dos problemas, com base nos resultados obtidos.

 

Como o Site Survey funciona?

O Site Survey realiza a leitura da rede por meio da radiofrequência. Dessa forma, ele mapeia as condições técnicas do local, os diferentes dispositivos conectados ao sistema, as possíveis zonas de interferência na infraestrutura e os obstáculos relacionados ao roaming da sinalização wi-fi, sempre considerando os pontos de energia, ventilação, segurança, entre outros.

Com essa análise em mãos, os profissionais da área podem identificar situações de riscos e a necessidade de realizar novas configurações ou simplesmente reposicionar as antenas/APs. Ou seja, é um serviço fundamental para garantir maior produtividade às empresas e, principalmente, evitar problemas de vulnerabilidade e infraestrutura.

Em outras palavras, o site survey permite:

  • Identificação de problemas em algum equipamento da rede e solução dos problemas logo no início;
  • Reconhecimento de possíveis falhas em determinados pontos do escritório;
  • Detecção de interferência provocada por outros equipamentos ou pontos de acesso;
  • Verificação do atendimento às normas e exigências do ambiente;
  • Configuração de APs por quantidade de usuários e recursos utilizados na rede, de modo a garantir que elas estejam adequadas à necessidade de uso.

Independentemente do tipo de Site Survey realizado, um ponto que tem chamado a atenção das empresas é que a ferramenta aumenta a segurança dos dispositivos e melhora a velocidade da rede sem fio.

Esses benefícios impactam diretamente nas atividades do dia a dia, qualificando ainda mais os serviços e soluções oferecidas pela empresa, bem como a experiência do usuário.

 

 A L3 já realizou uma live para tratar deste assunto. Confira no vídeo a entrevista com o gestor de infraestrutura e administração de redes da L3, Leandro Ribeiro, explicando como o trabalho do Site Survey pode performar a gestão de redes wi-fi.

Quais são os tipos de site survey?

Uma das grandes vantagens do Site Survey é que o programa pode ser instalado a qualquer momento da operação.

Quando implementado desde o início e acompanhado diariamente, é possível prevenir erros e diminuir o tempo de resposta a um problema, reduzindo os custos com manutenção e, principalmente, a perda de produtividade das equipes.

Conheça os tipos de Site Survey disponíveis e quando usar cada um deles:

 

  • Site Survey Preditivo

Se a sua empresa deseja identificar o número ideal de equipamentos para garantir a boa infraestrutura de uma nova rede, mesmo que o espaço ainda esteja na planta, é possível contratar o Site Survey Preditivo.

Com base nas medidas do ambiente a ser coberto, juntamente com informações sobre números de paredes, janelas e portas, o Site Survey preditivo faz uma análise teórica da nova rede. Como resultado, a empresa terá uma boa estimativa a respeito dos tipos de equipamentos e antenas necessários e a qualidade da propagação de sinal do wi-fi.

Essa prévia pode ajudar as empresas a otimizarem custos, uma vez que terão um conhecimento mais amplo do investimento a ser feito na aquisição de equipamentos.

 

  • Site Survey Ativo

Neste tipo de análise de infraestrutura de rede, a ferramenta é instalada em um ou mais pontos de acesso para fazer a identificação dos entraves que estejam prejudicando o desempenho adequado do wi-fi.

Para fazer a medição adequada da qualidade da rede, o Site Survey Ativo envia e recebe sinais em diferentes pontos de acesso da rede sem fio. A partir daí, consegue medir com precisão possíveis instabilidades no tempo de resposta ou nas retransmissões, auxiliando a empresa a tomar as decisões mais assertivas para solucionar o problema.

Vale lembrar que o Site Survey ativo é utilizado após a instalações das redes wi-fi.

 

  • Site Survey Passivo

Utilizado quando a empresa tem o interesse em implantar novas redes sem fio, este tipo de varredura é feito com o objetivo de localizar pontos de acesso que estejam ativos e medir a intensidade dos sinais. Dessa forma, a equipe responsável pela infraestrutura de rede aproveitará os locais exatos para configurar o wi-fi e usufruir do melhor sinal.

Esse tipo de varredura feita pelo Site Survey passivo é capaz de identificar as redes concorrentes e os canais mais aptos para transmitir um sinal de alta qualidade para toda a equipe, sem riscos de interferência de outros pontos de acesso.

Outro recurso bastante interessante do Site Survey passivo é que ele valida as informações extraídas pelo Site Survey preditivo, identificando de maneira mais exata o tamanho das células e a quantidade de pontos de acesso que garantirão uma infraestrutura de rede de alta eficiência.

 

Site Survey para empresas, escolas e hospitais

A troca dos cabos pela rede sem fio tem se tornado cada vez mais comum dentro das organizações. Além do fato de o sinal ganhar maior alcance, o wi-fi aumenta a mobilidade dos funcionários, que podem se deslocar facilmente pelos diferentes departamentos da empresa munidos de seu notebook, sem risco de queda de sinal.

Com pontos de acesso planejados de maneira estratégica com a ajuda do Site Survey, os profissionais podem apresentar documentos online fora de suas mesas de trabalho e fazer videoconferências de qualquer ambiente da empresa, até mesmo em áreas externas.

A necessidade de uma boa conectividade também se estende a locais como escolas e hospitais. Em instituições de ensino, por exemplo, o wi-fi amplia as estratégias pedagógicas do professor, que passa a utilizar notebooks e tablets para incentivar os alunos a mergulharem de maneira mais aprofundada nas possibilidades de aprendizado, tornando as matérias mais lúdicas e divertidas.

A rede sem fio também favorece os funcionários, que podem migrar os arquivos e formulários de papel para ferramentas de gestão mais robustas, tornando as rotinas e a comunicação entre os departamentos, pais e docentes mais ágil e efetiva.

Uma boa infraestrutura de rede também soma muitos pontos em hospitais. O fluxo de trabalho funciona de maneira muito melhor com o uso da internet. Na rotina interna, o wi-fi permite aos médicos a análise dos prontuários dos pacientes em tempo real, acesso a informações técnicas para emissão de receitas e guias, envio de resultados de exames de urgência diretamente para o notebook do médico, entre outras facilidades.

A rede wi-fi também favorece a rotina interna dos funcionários na execução de diferentes atividades e permite que os visitantes e pacientes, usem seus smartphones para navegar com segurança e qualidade.

Para permitir essa navegabilidade eficiente, as empresas podem utilizar os recursos do Site Survey para fazer uma varredura técnica e identificar os melhores pontos para instalação dos equipamentos, de forma que todas as pessoas que frequentam o espaço possam usufruir das facilidades da rede sem fio.

 

Site Survey para espaços públicos

Em tempos de frenéticos avanços tecnológicos, já não é mais aceitável caminhar pelas ruas e frequentar espaços públicos que não permitam o acesso à internet. O número de brasileiros munidos de smartphones cresce a cada dia, fazendo crescer também a necessidade de instalações de redes wi-fi em pontos estratégicos das cidades para garantir uma conexão segura e sem ruídos.

Uma rede wi-fi gratuita e de qualidade já é realidade em muitas cidades ao redor do mundo e sua eficácia depende de uma série de fatores, entre eles o posicionamento correto de antenas e equipamentos, que pode ser definido e monitorado com a ajuda do Site Survey.

Com um bom planejamento, é possível oferecer redes sem fio nos pontos de ônibus, durante diferentes trajetos, nas praças públicas, estádios de futebol, museus e em outros locais de grande circulação de pessoas. Em shoppings, por exemplo, uma boa conectividade possibilita experiências de compra bem diferenciadas, incluindo o omnichannel.

As possibilidades são inúmeras e com a aplicação dos recursos do Site Survey, fica mais fácil adquirir equipamentos, posicioná-los nos locais corretos e extrair o melhor da internet sem cabo.

 

Como implantar o Site Survey

Se você deseja realizar um Site Survey na sua companhia, a L3 Software pode ajudar. Com profissionais altamente qualificados, a empresa faz a implantação ou realiza o mapeamento em uma rede nova ou já existente, identificando e solucionando possíveis problemas.

Para isso, utiliza o EKAHAU ESS, um software de planejamento e design Site Survey, por meio do qual é possível planejar a capacidade do ambiente baseada na demanda e nos recursos que serão utilizados – e-mail, internet, vídeos e telefonia voip.

Quer saber mais sobre esse e outros serviços oferecidos pela L3 Software? Entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

Invista em softwares avançados para evitar ataque de hackers

Invista em softwares avançados para evitar ataque de hackers

Investir em tecnologia é obrigação de qualquer empresa que deseja evitar ataque de hackers e proteger seus dados. Porém, em muitos casos, a aplicação de ferramentas para este fim não tem sido feita com a preocupação e seriedade que deveria. De acordo com a edição 2019...

ler mais