+55 11 2598-6805

Software geotécnico ajuda engenheiros a fazerem estudo do solo

Estudo do Solo

​Na construção civil, o estudo do solo é uma das partes mais importantes do projeto. Uma vez que o solo sustentará toda a obra a ser realizada, precisa ser bem investigado para evitar riscos financeiros e de desastres com vítimas.

Infelizmente, não é raro chegar à grande mídia notícias a respeito de grandes construções que desabaram. Uma dessas causas pode ser a falta uma análise qualificada de solo, que apontaria irregularidades e soluções para evitar fins tão trágicos.

Esse estudo do solo feito por engenheiros geotécnicos identifica as características e condições do local que abrigará o projeto de construção.

Por meio de cálculos, desenhos e outros tipos de investigações, os profissionais emitem um laudo atestando a capacidade do solo de receber ou não determinada obra.

É sempre importante ressaltar que o solo é básico em qualquer construção, o que fez do estudo geotécnico uma prioridade. Ele permite a avaliação de riscos e a prevenção de deslizamentos, desmoronamentos e qualquer tipo de problema estrutural que a obra venha a apresentar a curto, médio e longo prazos.

 

Como é feito o estudo do solo atualmente?

Os engenheiros geotécnicos contam com a tecnologia para tornar as investigações e os estudos de solo mais ágeis e aprofundados. Ao entender com mais detalhes as condições que o solo apresenta, os profissionais envolvidos no projeto podem tomar as medidas necessárias para evitar problemas de execução.

Entre os softwares geotécnicos mais reconhecidos pelos engenheiros estão aqueles desenvolvidos pela Rocscience. A empresa oferece diferentes ferramentas para dar todo o suporte necessários ao estudo de solo e a outras atividades realizadas neste segmento.

São cerca de 15 programas específicos para os profissionais que precisam fazer investigações de rochas e solos. Todos passam por constantes atualizações, conforme feedback recebido dos usuários.

Os softwares geotécnicos da Rocscience permitem avaliações aprofundadas de dados geológicos e de resistência de rochas e solos, geração de diagramas e gráficos de resistência lateral. O usuário também consegue definir perfil de solo, seja a partir do furo, seja para “cortar” a inclinação.

A ferramenta também amplia a qualidade das análises probabilísticas, com direito a estatísticas e avançadas correlações de parâmetros, além de fazer avaliações rígidas, acopladas e desacopladas de forma simultânea.

LEIA MAIS: Existe software especializado para o setor de mineração?

 

Como conhecer melhor as ferramentas da Rocscience?

Você pode conhecer todas as funcionalidades dos softwares da Rocscience consultando a L3 Software, distribuidor exclusivo da marca no Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Software da Adobe permite uma melhor gestão de PDFs

Software da Adobe permite uma melhor gestão de PDFs

Uma versão de documento que não perde espaço no dia a dia das empresas é o PDF (Portable Document Format). Justamente por isso, é importante fazer uso das ferramentas certas para viabilizar sua criação e edição e conversão para formatos do Microsoft Office sempre que...

ler mais
Anydesk: conexão remota para diferentes situações

Anydesk: conexão remota para diferentes situações

Seja por motivos de distanciamento social, seja por necessidade de acessar arquivos importantes em uma máquina que não está ao alcance, a conexão remota se tornou a solução mais eficiente para estas e outras situações. Poder acessar determinado arquivo em um...

ler mais
Open chat