Software: um mercado em alta no Brasil

2 de agosto de 2018

Adquirir uma licença de software é o primeiro passo para as empresas que desejam trabalhar na legalidade e oferecer um serviço de alta qualidade para seus clientes. E esse interesse por ferramentas cada vez mais eficientes tem feito este setor apresentar números significativos, apesar das oscilações econômicas.

O mercado brasileiro de TI movimentou 39,6 bilhões de dólares em 2016, o equivalente a 1,9% do total de investimentos de TI no mundo. Os dados são do Mercado Brasileiro de Software e Serviços 2017. O Brasil ocupa hoje o nono lugar no TOP 10 dos mercados mundiais de TI.

E entre os segmentos de maior destaque está o de desenvolvimento de softwares, uma vez que cada vez mais as empresas têm investido em ferramentas para aumentar sua capacidade de automação de processos, lucratividade e posicionamento no mercado.

Qual a importância de um software original?

Nem sempre as instituições recorrem às versões originais de um software, tornando a pirataria um problema para o país. Tanto é que cerca de 46% dos softwares utilizados aqui no Brasil não são devidamente licenciados, de acordo com o levantamento da Business Software Alliance (BSA), divulgado este ano.

É muito importante que a empresa inclua em seu orçamento a contratação de licenças de uso de softwares. Adquirir os recursos tecnológicos no mercado ilegal pode trazer grandes prejuízos.

Primeiro porque pirataria é crime e pode resultar em prisão e multas. Além disso, os softwares ilegais sofrem alterações em sua composição para funcionar, ficando vulneráveis a vírus que podem corromper dados importantes e danificar os computadores. Quando isso acontece, é preciso levar a máquina para manutenção, atrapalhando a produtividade dos funcionários e aumentando os gastos.

O licenciamento de um software também tem relação direta com a imagem da empresa. Todo negócio precisa de investimento e se não há uma preocupação interna em possuir ferramentas de qualidade para a prestação dos serviços, o produto oferecido acaba perdendo valor para o cliente.

Já as instituições que apostam nos softwares originais têm fácil acesso às atualizações para aprimorar as ferramentas do programa e ainda contam com um bom serviço de assistência técnica da própria distribuidora, aumentando a qualidade do atendimento e das informações trocadas.

 

Como garantir o licenciamento de software?

Para evitar problemas com a fiscalização e garantir um serviço de alta qualidade, é importante procurar empresas especializadas em licenciamento de softwares e que possuam know-how para oferecer as melhores soluções.

Além dos softwares tradicionais conhecidos pelo grande público, como os de sistema, aplicativo, tutoriais e de jogos, existem ferramentas desenvolvidas para atividades bem específicas, como mineração (RocScience), construção de pontes de concreto (LEAP Bridge Enterprise), aprendizagem na área da saúde (A.D.A.M) e controle de redes de wifi (Ekahau).

Esses e outros recursos você pode encontrar na L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

DevExpress: o software para criar apps

As empresas e desenvolvedores que desejam criar apps precisam ter acesso a softwares completos, como o DevExpress, que permitem gerar soluções das mais simples às mais complexas. Leia mais.

ler mais