SonarSource: aumente a qualidade do seu software

18 de junho de 2018

A qualidade de um software é um fator de competitividade para qualquer empresa. Quanto mais eficientes forem as ferramentas utilizadas nos processos diários da organização, maior será a produtividade dos funcionários e os resultados no mercado.

O trabalho dos profissionais de TI, que desenvolveram a ferramenta ou que vão apenas administrá-la, também depende da qualidade do software. Isso porque os códigos por trás do funcionamento do sistema precisam estar bem organizados para que quaisquer tipos de upgrade ou retificação sejam feitos com agilidade e sem dificuldades.

Existem no mercado alguns produtos que avaliam amplamente a qualidade de um software, como os da SonarSource, desenvolvidos para organizações (SonarQube) e para desenvolvedores (SonarLint).

 

Como a qualidade do software pode ser avaliada?

De forma geral, ferramentas de avaliação de qualidade de software servem para melhorar o desempenho das equipes de desenvolvimento, reduzir riscos de bugs, garantir o bom funcionamento e dar margem a novas formas de integração com outros sistemas.

Não existe uma receita padrão para verificação da qualidade de um software. Tudo vai depender dos critérios definidos pela equipe de desenvolvedores e pelas pessoas que farão uso dele.

Alguns desses critérios são:

– Adequação: realiza o que promete
– Acurácia: gera resultados corretos
– Segurança: veta o acesso de pessoas não autorizadas
– Interoperabilidade: interage com outros sistemas
– Maturidade: com qual periodicidade apresenta erros
– Modificabilidade: capacidade de retificar ou remover erros

 

Como a SonarSource avalia a qualidade do software?

Os produtos da SonarSource fazem uma abordagem contínua e automatizada de inspeção. A análise permite identificar defeitos rule-based e códigos duplicados, dando suporte para conjunto de regras customizáveis.

Ele também define as linhas de base para um aplicativo, monitora regras de codificação e aplica padrões, faz teste de unidade em linhas alteradas ou adicionadas, fornece documentação da API, aumenta a cobertura por testes de unidade e mantém a complexidade do código baixo.

A avaliação de qualidade do software pode ser acompanhada por meio de relatórios detalhados de evolução de desempenho e outras métricas como complexidade, conformidade e cobertura.

Os dashboards são customizáveis, de forma que a equipe responsável pela qualidade do software possa criar seus KPIs e analisá-los da maneira que for mais conveniente.

Outro diferencial é que os produtos da SonarSource são extensíveis, sendo capazes de suportar novos idiomas e plug-ins comunitários e comerciais e código base aberto.

As ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar e a segurança é garantida por meio de controle de acesso baseado em usuários e grupos de usuários ou autenticação e autorização baseada em funções.

Os produtos do SonarSource você encontra na L3 Software. Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal, até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os serviços da L3 Software entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias

DevExpress: o software para criar apps

As empresas e desenvolvedores que desejam criar apps precisam ter acesso a softwares completos, como o DevExpress, que permitem gerar soluções das mais simples às mais complexas. Leia mais.

ler mais