+55 11 2598-6805

Tecnologia agiliza processo de investigação geotécnica

investigacao-geotecnica-software-geotécnico

A investigação geotécnica é uma etapa obrigatória antes de iniciar uma edificação. A medida tem como propósito garantir que todas futuras intervenções no solo não trarão riscos ao terreno, à construção e nem às pessoas envolvidas.

Esta etapa sempre se mostrou muito técnica e limitada ao fator físico, isto é, pesquisas e estudos exclusivamente presenciais. Tudo isso com finalidade de compreender as variáveis que impactam o futuro projeto.

Porém, o avanço da tecnologia impactou todas as etapas da construção, inclusive a investigação do solo e dos tantos outros detalhes que devem ser considerados antes da edificação ser iniciada.

Hoje a investigação geotécnica pode ser otimizada graças à tecnologia e promover ainda mais ganhos à empresa.

 

O que é uma investigação geotécnica?

A investigação geotécnica compila estudos, pesquisas e ensaios que têm como objetivo conhecer, avaliar e determinar a qualidade do solo e da rocha que serão fincadas com as etapas de fundeamento.

Vale destacar que esse procedimento não é exclusivo da construção civil. Pelo contrário, empresas voltadas à mineração e extração também realizam estudos frequentemente, sendo igualmente beneficiárias do uso da tecnologia.

No geral, essas pesquisas buscam informações a respeito da resistência, dos valores de fundeamento e outras características de natureza técnica.

Por um longo tempo, a investigação se limitou às pesquisas feitas no local da obra com apoio do laboratório. No entanto, o rápido avanço da tecnologia resultou na otimização dos ensaios realizados presencialmente, agregando recursos avançados para análises mais completas e precisas.

 

Tipos e fases de investigações geotécnicas

A investigação geotécnica é descrita na norma brasileira (NBR) 8044 e compreende diferentes tipos de levantamento, ensaios e pesquisas.

Além das tantas etapas, a NBR acrescenta a prospecção geofísica como uma forma de auxiliar e refinar a investigação. Entre os estudos da geofísica, há o trabalho de previsão de encostas, costas e edificações em relação à exploração da área.

Ainda na geofísica, existe as informações extras sobre o subsolo em curto prazo a partir da interpretação das variáveis em mãos. Por ser algo mais estatístico, a tecnologia colabora com o avanço deste estudo.

Hoje, a NBR 8044 considera como investigação geotécnica os seguintes estudos:

  • Ensaios e medidas in situ, feitos com piezômetros e indicadores de nível d’água;
  • Ensaios de permeabilidade in situ;
  • Ensaios de perda d’água;
  • Ensaios de penetração estática;
  • Vane Test, também conhecido como ensaio de palheta;
  • Provas de carga direta;
  • Provas de carga sobre estacas;
  • Ensaios de caracterização;
  • Ensaios de deformabilidade, cisalhamento, compressão e tensões;
  • Ensaios dinâmicos;
  • Ensaios estáticos.

 

Como a tecnologia auxilia a investigação geotécnica?

A tecnologia tem auxiliado a investigação geotécnica graças aos softwares especializados no assunto, como os da Rocscience, todos dedicados à gestão e análise de solo.

Com ele, o engenheiro tem acesso a seis ferramentas para identificar e realizar estudos sobre o solo e o estado de rochas ou encostas.

Entre os muitos recursos extras, o profissional ainda pode realizar modelos em 2D ou 3D e relacionar dados geotécnicos em planilhas de acompanhamento, seja através de diagramas ou de gráficos.

LEIA MAIS: Existe software para avaliar a segurança dos muros de contenção?

 

Onde encontrar o software da Rocscience?

Você encontra o Rocscience e todas as suas soluções para investigação geotécnica na L3 Software, representante oficial e exclusivo da empresa no Brasil.

Fundada em 2014, a L3 é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email receptivomkt@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais