+55 11 2598-6805

Descaracterização de barragem: como a tecnologia ajuda?

descaracterizacao-de-barragem

Quem atua em projetos de descaracterização de barragem sabe os cuidados que esses processos exigem e do quanto os softwares geotécnicos têm ajudado a torná-los mais seguros e eficientes.

Uma descaracterização de barragem contempla o encerramento das atividades operacionais e precisa ser realizada quando a estrutura não tem mais condições de operar para a contenção dos rejeitos ou quando possui método de alteamento à montante.

LEIA MAIS: Rocscience: software auxilia engenheiros nas análises de rochas 

Visando a segurança, a modernização e com o intuito de tornar o setor mais próximo ao Environmental, Social and Governance (ESG), o governo federal criou uma Política Nacional de Segurança para descaracterização de barragens que não atendam às medidas necessárias de segurança.

LEIA TAMBÉM: Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

 

Softwares geotécnicos podem ser aliada na descaracterização de barragem

A tecnologia tem contribuído e muito para tornar os estudos e a execução da descaracterização de barragem mais fácil e segura. A Rocscience, referência em softwares geotécnicos, possui diferentes recursos para este fim.

A Rocscience possui dois softwares que podem ser seus aliados neste processo: o RS2, para análise de elementos finitos em 2D, e o RS3, para análise de elementos finitos em 3D. Vamos conhecer melhor cada um deles:

RS2: Análise de elementos finitos 2D  

Com o software RS2, os engenheiros geotécnicos conseguem analisar com eficiência as escavações de superfície e as subterrâneas. É possível identificar com facilidade as tensões/deformações, estabilidade, projeto de suporte e escavações em diferentes etapas do projeto.

Além disso, o RS2 possui recursos que permite à equipe considerar o fluxo de águas subterrâneas com a ferramenta de análise de infiltração integrada e reduzir a resistência ao cisalhamento.

RS3: Análise de elementos finitos 3D

O software RS3 da Rocscience reúne as mesmas funcionalidades do modelo RS2 – análise de escavações superficiais e subterrâneas, verificação de possíveis infiltrações de águas subterrâneas e redução da resistência ao cisalhamento. Porém, em elementos finitos em 3D, como forma de ampliar o poder de análise.

CONTINUE LENDO: Rocscience: como este software favorece o trabalho dos engenheiros civis?

 

Use a tecnologia a seu favor com os softwares RS2 e RS3 para descaracterização de barragem

A sua empresa pode tornar o processo de descaracterização de barragem muito mais rápido, seguro e eficiente com as ferramentas disponíveis pela Rocscience: os softwares RS2 e RS3. Entre em contato agora mesmo com um dos representantes da L3 Software e conheça melhor as funcionalidades de cada um.

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais