+55 11 2598-6805

O que pode interferir na qualidade da rede sem fio?

rede sem fio

Uma boa rede sem fio é essencial para garantir a execução das atividades e produtividade das equipes. Sem a necessidades de cabos, é possível ganhar mais mobilidade dentro da empresa, tornando a comunicação interna e externa mais qualificada.

O que muitas empresas não sabem é que existem certas estruturas que atrapalham o bom desempenho da rede sem fio, impedindo que o sinal propague de maneira correta.

Para identificar problemas na rede sem fio e auxiliar no planejamento de novos pontos de redes dentro da empresa, existe um software altamente recomendado: o Ekahau.

LEIA MAIS: Como montar uma rede wireless eficiente no ambiente corporativo?

Entenda o que pode comprometer o bom funcionamento da rede sem fio

Dependendo de onde o roteador é instalado ou dos objetos que existem ao seu redor, o sinal de internet pode ficar comprometido e os funcionários correrão o risco de não desfrutar de toda a potência da rede sem fio.

Os telefones sem fio e os micro-ondas, por exemplo, estão na lista de vilões da rede sem fio, principalmente se eles operam na frequência 2.4Ghz. E uma vez que telefone e roteador costumam ficar próximos um do outro, é possível que a parte do sinal da rede sem fio não seja plenamente aproveitada.

A alta quantidade de paredes, por si só, também já costuma atrapalhar o desempenho da rede sem fio. E se elas contiverem azulejos, a possibilidade de sua empresa ter o sinal de internet comprometido é ainda maior. Isso porque, de acordo com estudos técnicos, os azulejos causam uma espécie de reverberação do sinal wifi.

O mesmo acontece com locais que possuem muitos espelhos. Por causarem um efeito chamado de reflexão, eles evitam a propagação das ondas da rede sem fio. Máquinas muito grandes, vidros ou a presença de metais também podem prejudicar o alcance do sinal.

Outro ponto importante é não manter na mesma canaleta os cabos de internet e de rede elétrica. Os cabeamentos blindados não oferecem tantos problemas, porém o simples vai comprometer o funcionamento correto de alguns serviços, como o de VOIP (Voz sobre IP), podendo causar aqueles famosos “picotes”. Por este motivo, é melhor seguir as recomendações técnicas, colocando cabos de rede e elétricos em canaletas diferentes.

 

Como o Site Survey pode melhorar sua rede sem fio?

Indicado para pequenas, médias e grandes empresas, o Site Survey é um conceito de análise de redes wifi, que avalia o ambiente para identificar problemas que comprometam a qualidade do sinal. Geralmente, o trabalho é feito por meio de softwares especializados, como o Ekahau.

Ao simular o ambiente do cliente, a ferramenta avalia se os equipamentos utilizados suportam o a capacidade da rede e se pode haver interferências no ambiente que, de alguma forma, influenciem no bom funcionamento da rede sem fio.

A partir dessa avaliação, é possível perceber se o access point está situado em um local adequado ou se está sendo bloqueado por algum equipamento ou objeto.

Além de avaliar a qualidade de uma rede já existente, o Site Survey pode ajudar no planejamento de novas redes sem fio, criando um ambiente 100% favorável. Vale lembrar também que o software atua em todo o ciclo de vida da rede sem fio. É possível fazer avaliações ao longo do tempo para melhorar ainda mais a qualidade do sinal.

O Ekahau é distribuído aqui no Brasil oficialmente pela L3 Software.

Fundada em 2014, a empresa é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo email contato@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

Ferramenta da Rocscience cria modelos 3D para avaliar encostas

Ter modelos 3D no setor de geotecnia é uma forma de antecipar problemas, dimensionar projetos com mais exatidão e, acima de tudo, avaliar terrenos, solos e encostas. Para os engenheiros geotécnicos, a avaliação de encostas está entre as tarefas mais difíceis de serem...

ler mais
Aprenda a proteger a sua empresa de ataques hackers

Aprenda a proteger a sua empresa de ataques hackers

Os ataques hackers estão, infelizmente, cada vez mais comuns entre pequenas e médias empresas. Assim, enganam-se os empreendedores que acham que passam longe das possibilidades de ciberataques por estarem neste ou naquele segmento. De acordo com o relatório anual...

ler mais
Torne o serviço de internet da sua empresa realmente eficaz

Torne o serviço de internet da sua empresa realmente eficaz

O serviço de internet precisa ser realmente eficaz caso você não queira limitar os resultados do seu negócio por conta da dificuldade de realizar uploads, consultas, downloads de documentos e mais. Porém, poucos gestores sabem avaliar e, acima de tudo, deixar o acesso...

ler mais
Tecnologia inova o jeito de fazer brainstorms

Tecnologia inova o jeito de fazer brainstorms

Os brainstorms são extremamente úteis nas mais variadas empresas. Não à toa, grandes projetos costumam ter essa “reunião de ideias” como o primeiro grande passo até a sua futura concretização. Porém, à medida que as empresas de áreas mais criativas embarcam nos...

ler mais