+55 11 2598-6805

Gestão de pessoas em home office: como fazer?

gestao-de-pessoas

Fazer a correta gestão de pessoas em home office pode ser uma questão um tanto difícil para muitas empresas. Entretanto, intercalar dias de trabalho presencial com momentos em casa, ou até mesmo trabalhar sem precisar sair de casa, é o sonho de grande parte dos profissionais brasileiros. 

Esse jeito de olhar para o mercado de trabalho ganhou força com a pandemia. Para atender à necessidade de isolamento social, muitas empresas adotaram o home office, fazendo com que muitos profissionais aprovassem esse regime, como forma de aumentar a qualidade de vida e ter mais tempo para as questões pessoais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Infojobs e pelo Grupo Top RH entre os meses de abril e maio de 2023, 85,3% dos brasileiros aceitariam uma vaga de emprego que proporcionasse mais dias em home office. 

Já para os 64,4% que deixaram o home office e voltaram a trabalhar presencialmente, os relatos são que a qualidade de vida piorou muito, principalmente devido aos deslocamentos diários.

Com tamanha insatisfação por parte dos colaboradores, o que é possível fazer para modificar o regime de trabalho da empresa e agregar alguns dias de home office ao calendário? É sobre isso que vamos falar a seguir!

LEIA MAIS:  3 softwares de acesso remoto que sua empresa precisa conhecer

 

Do home office ao trabalho presencial: uma mudança difícil

Nos últimos meses, principalmente neste início de 2023, observamos um número cada vez maior de empresas retomando o trabalho presencial ou híbrido, impactando o dia a dia de colaboradores que, até então, estavam em um longo período em home office. 

Embora o trabalho em casa tenha se tornado uma solução temporária durante a pandemia de Covid-19, muitas pessoas se acostumaram a esse regime, sem deixar de lado a qualidade do trabalho que entregavam no regime 100% presencial.

O desafio mesmo ficou para a gestão de pessoas. Os líderes de equipe enfrentaram grandes dificuldades para delegar e acompanhar tarefas à distância, o que tem levado as empresas a repensarem o fim home office. Ao mesmo tempo, conforme informou a pesquisa, trabalhar mais dias em casa se tornou quesito dos profissionais para se manterem nas empresas.

Diante desse impasse, como fazer uma gestão de pessoas remota e reter talentos?

A solução está na tecnologia. Há boas plataformas de gestão de pessoas que facilitam o trabalho de líderes em regimes presencial, híbrido ou 100% home office. Uma das mais reconhecidas é a Asana. Com recursos bastante práticos e de fácil usabilidade, ficou mais fácil manter a qualidade da comunicação e das entregas.

 

Asana: a plataforma ideal para gestão de pessoas em home office

O Asana é considerada uma das ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas mais completas do mercado. Ela que pode ajudar a equipe a se manter organizada e produtiva, não importa onde cada um esteja trabalhando. 

No contexto do home office, por exemplo, o Asana pode ajudar a equipe a colaborar de forma mais eficiente, acompanhar o progresso das tarefas e projetos, compartilhar arquivos e manter a comunicação clara.

De um jeito simples, o líder sobe o projeto para a plataforma e possui diferentes formas de compartilhá-lo com a equipe, criando um jeito único de fazer a gestão de pessoas e tarefas.

Com esta plataforma, é possível:

  • Criar tarefas individuais ou em equipe;
  • Definir prazos;
  • Atribuir responsabilidades;
  • Acompanhar o andamento;
  • Compartilhar atualizações.

Além disso, o Asana permite a integração com outros aplicativos, o que pode ajudar a automatizar fluxos de trabalho e a simplificar processos. São mais de 100 possibilidades.

Inspirado no sistema Kanban, o Asana permite criar quadros que podem ser deslocados de uma coluna para a outra, conforme andamento da tarefa. É possível usar cores para determinar a prioridade ou o tipo de tarefa, facilitando a visualização de todos os envolvidos no projeto.

Portanto, se a sua empresa está migrando para o home office ou tentando fazer com que esta modalidade de trabalho funcione de um jeito mais eficiente, o Asana pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a alcançar uma transição tranquila e manter a produtividade da equipe.

LEIA TAMBÉM: Como o acesso remoto pode agilizar a solução de problemas na empresa

 

Facilite a gestão de pessoas em home office com a plataforma Asana

Independentemente ou não de pandemia, o home office ou o trabalho híbrido (mescla entre presencial e home office) chegou para ficar e é dever dos gestores administrar essa forma de trabalho de forma correta. Para isso, entre em contato com um dos representantes da L3 Software.

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br.

 

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais