+55 11 2598-6805

RocSlope analisa estabilidade de blocos rochosos

Fazer uma ampla análise da estabilidade dos blocos rochosos pode ser uma tarefa complexa e crucial para engenheiros e geólogos, principalmente quando não estão disponíveis as ferramentas mais adequadas. 

A atividade envolve uma avaliação minuciosa dos diferentes fatores que influenciam a estabilidade, como a geometria dos blocos, a resistência das rochas e as condições de tensão.

Felizmente, o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de softwares especializados estão revolucionando a forma como os profissionais lidam com esse tipo de atividade. 

Uma das soluções importantes para os geotécnicos disponíveis no mercado é o RocSlope, da Rocscience. O software faz análises da estabilidade de blocos rochosos em 3D de forma avançada, além de simulações de estabilidade de taludes, encostas e barragens. 

 

7 principais funcionalidades e diferenciais do RocSlope 

O RocSlope reúne uma série de recursos que facilitam o dia a dia de engenheiros geotécnicos e tornam mais qualificadas e aprofundadas as análises de blocos rochosos em taludes e encostas.

Suas principais funcionalidades e diferenças incluem:

1. Análise 3D

O RocSlope permite a modelagem e análise em 3D, apresentando uma representação mais precisa da geometria do talude ou encosta que está sendo estudada.

2. Método de análise por blocos

O método de análise por blocos considera a interação entre os diferentes blocos rochosos para determinar a estabilidade global da estrutura. Assim, é possível uma avaliação mais realista e precisa.

3. Identificação de blocos instáveis

O RocSlope possui recursos avançados para identificar blocos rochosos que estão sujeitos a se mover ou falhar, permitindo que os profissionais tomem as medidas preventivas adequadas.

4. Análise de cancelamento de ruptura

O software permite a análise de diferentes controles de ruptura, como chaves planares, tombamentos, quedas de blocos e outros modos de falha relevantes para a estabilidade de taludes e encostas.

5. Determinação de fatores de segurança

O RocSlope calcula os fatores de segurança para diferentes condições de carregamento e possibilita uma análise da sensibilidade para identificar os parâmetros que mais afetam a estabilidade da estrutura.

6. Otimização de projetos de suporte

O software oferece ferramentas para otimizar os projetos de suporte, como a seleção e o dimensionamento de ancoragens, chumbadores, tirantes e outros elementos de estabilização.

7. Visualização e relatório

O RocSlope permite, ainda, a visualização dos resultados em gráficos e relatórios detalhados, facilitando a interpretação e a comunicação.

Essas funcionalidades tornam o RocSlope uma ferramenta valiosa para a análise e projeto de estruturas geotécnicas, garantindo a segurança de todos e a eficiência em primeiro lugar.

LEIA MAIS: Existe software para avaliar a segurança dos muros de contenção

 

Faça a análise da estabilidade de blocos rochosos com segurança utilizando o RocSlope

O RocSlope é um software da Rocscience desenvolvido para avaliar a segurança e possíveis falhas em blocos rochosos. Se você quer saber mais sobre esse e outros produtos da Rocscience, entre em contato com um dos representantes da L3 Software.

Fundada em 2014, L3 Software é especializada em licenciamento de softwares e possui parcerias com os principais fabricantes do mercado, alguns deles com distribuição exclusiva no Brasil.

Com atendimento de qualidade e a busca pela plena satisfação do cliente, a equipe da L3 se faz presente durante todo o processo: desde a busca pelo software ideal até a realização de testes, homologação, compra e implementação de soluções.

Para conhecer todos os produtos e serviços da L3 Software, entre em contato pelo telefone (11) 2598-6805 ou pelo e-mail receptivomkt@l3software.com.br.

Fale conosco

Mais notícias
Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

Como simplificar o gerenciamento de endpoints?

O gerenciamento de endpoints se tornou uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos. Esses dispositivos que se conectam a qualquer rede de computadores precisam estar constantemente protegidos de pessoal mal-intencionadas. Desde computadores pessoais até...

ler mais
Como funciona o Site Survey?

Como funciona o Site Survey?

Entender como funciona o Site Survey pode ser um divisor de águas para quem depende diariamente de uma rede sem fio e precisa extrair o melhor dela. Afinal, um sinal de qualidade garante a boa produtividade dos funcionários e mantém os processos da empresa em bom...

ler mais
Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Quais softwares analisam estabilidade de taludes?

Uma das grandes preocupações da Engenharia Geotécnica é com a instabilidade de taludes. Definidos como áreas de inclinação, sejam elas acentuada ou não, os taludes são encontrados em ambientes montanhosos, estradas e encostas naturais em forma de encostas (quando são...

ler mais
Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Facilite a colaboração corporativa com a Confluence

Na era digital, onde a informação flui incessantemente e os projetos se acumulam sobre as mesas, a ferramentas de colaboração corporativa se tornaram um importante suporte para vencer o desafio constante da falta de comunicação e produtividade. Na grande maioria das...

ler mais